Histórico do Evento

O Simpósio de Formação e Profissão Docente (SIMPOED) surgiu em 2003, a partir de uma proposta de se pensar a formação docente. Anteriormente a esse evento o Departamento de Educação realizou diversas “Semanas de Educação”, de caráter local, mobilizando os professores do DEEDU e personalidades de destaque na cidade de Mariana, além de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Mariana. Posteriormente existiram eventos como “Fóruns de Licenciaturas” como uma maneira de agregar e congregar esforços para as licenciaturas que estavam sendo implantadas na UFOP naquela época. O seminário “Educação e o Novo Milênio”, em 2000, foi o maior evento realizado pelo DEEDU até então e antecedeu a criação do SIMPOED. A temática do seminário foi sobre Educação Inclusiva. Este evento contou com a participação de importantes nomes da área de Educação Especial em palestras, além do espaço para as comunicações e mini-cursos.

Desde sua primeira edição, o  Simpósio de Formação de Professores e Profissão Docente (SIMPOED) tem como objetivo principal promover e estimular a troca de conhecimentos e experiências a respeito da formação de professores e a prática docente. Está presente no calendário escolar da Região dos Inconfidentes e vem se constituindo em um importante espaço para a discussão destes temas alcançando, progressivamente, importância nacional. Participam do evento alunos das licenciaturas da UFOP, especializações e mestrados, professores da própria UFOP e de outras universidades brasileiras e da rede municipal de ensino. As conferências de abertura com nomes de destaque na pesquisa em Educação no Brasil e a programação cultural sempre foram pontos altos do evento.

A terceira edição do SIMPOED contou com a parceria das Secretarias Municipais de Educação dos Municípios de Acaiaca, Barão de Cocais, Catas Altas, Diogo de Vasconcelos, Santa Bárbara, Itabirito, Mariana e Ouro Preto, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFOP e do Programa de Apoio à Educação Básica (PROBASE/UFOP) e com o patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce.

Desde o início, a comissão organizadora do evento se posicionou em constante diálogo com as Secretarias Municipais de Educação, delineando em conjunto as estratégias para a execução do Simpósio e este foi um dos grandes diferenciais de sua concretização. Em reuniões previamente agendadas, os participantes puderam expor suas perspectivas e propor temas para serem tratados durante o SIMPOED. As próprias Secretarias puderam receber as inscrições dos professores e efetivar o pagamento para facilitar o acesso dos professores da rede municipal de ensino ao simpósio. O patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce veio consolidar as ações coletivas em curso – Universidade e Secretarias Municipais de Ensino – pois, desta forma os participantes puderam contar com uma infraestrutura de maior qualidade, mantendo-se a taxa de inscrição a um baixo custo.

A cada edição do SIMPOED ampliam-se as adesões de instituições interessadas em contribuir para o debate e reflexão sobre a formação teórica e prática dos docentes, em diversas áreas do conhecimento, bem como a superação de desafios educacionais do Brasil. A partir do IV SIMPOED o evento se consolida como parte da agenda de compromissos da Universidade Federal de Ouro Preto com a educação básica. Retrata o significado e a extensão desse compromisso em nível nacional, com a apresentação de trabalhos de qualidade e de impactos no campo escolar, resultado de pesquisas acadêmicas, ou ainda de experiências da prática docente.

O SIMPOED tem-se mostrado um evento atento a temáticas articuladas aos desafios educacionais emergentes. Como podemos visualizar no levantamento abaixo, tivemos nesse período oito eventos, nos quais se enfocou, dentre outros assuntos, formação, prática e trabalho docente, gênero, inclusão e compromisso social:

 

I (2003): Simpósio de formação de professores e trabalho docente

II (2004): Simpósio de formação de professores e trabalho docente

III (2005): Formação e trabalho docente: gênero, saúde, gênero e práticas

IV (2006): O professor e sua prática: saberes, instrumentos e perspectiva

V (2007): Educação: Qualidade, inclusão e acesso

VI (2008): Perspectivas contemporâneas na formação de professores

VII (2009): O que é qualidade em educação?

VIII (2011): Formação de professores, diversidade e compromisso social.

 

O SIMPOED completa, em sua IX edição, dez anos de existência, tendo como tema geral Formação de professores e Políticas públicas, tendo em vista a necessidade de se discutir mais profundamente questões que atravessam a formulação de políticas de formação docente na atualidade e que estão diretamente relacionadas aos fatores incidentes na qualidade dos processos de escolarização. Dentre eles, destacamos: melhoria da oferta da educação básica, permanência na escola com melhores condições de aprendizagem, garantia de uma formação docente (inicial e continuada) que prime pela competência técnico-científica, criatividade e ética, valorização da carreira docente, dimensão salarial e das condições de trabalho.

Nessa edição, o SIMPOED compartilhará parte de sua programação com o Centro de investigação VENDIMIA, que reúne pesquisadores de vários grupos internacionais em torno do projeto de investigação Educación, cultura, política e interculturalidad en las regiones y en los proyectos de nación en Colombia. Siglos XVIII a XXI. Será o primeiro evento do Vendimia no Brasil. Teremos ainda, simultaneamente e integrado ao IX SIMPOED, o IV Encontro do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI/UFOP). O Núcleo de Educação Inclusiva tem como objetivo garantir condições para a inserção escolar de alunos com deficiência na UFOP e realiza, desde 2009, momentos de formação destinados a essa temática. No IX SIMPOED, as discussões sobre a inclusão no ensino superior serão trabalhadas ao longo do evento e em uma mesa destinada especificamente ao tema.

 

 

25 a 28 out. 2017 – Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (ICHS) / Centro de Convenções de Mariana
Rua do Seminário s/nº, Centro - Mariana, MG / xisimpoedufop@gmail.com