A edição 2017 do XI SIMPOED contará com 11 (onze) GTs, que funcionarão como referência para a composição das conferências, mesas-redondas e trabalhos científicos (comunicação, pôster e relato de experiências):

1. Culturas Infantis: Pluralidades de modos de viver a infância no mundo contemporâneo; Infância e família; Infância e escola; Infância e ambiente; Infância e diversidade.

2. Escola, Família e Comunidade: Relação da família e escola. Práticas educativas em diferentes contextos sociais; Educação e desigualdades sociais e escolares; Trajetórias de escolarização; Relação escola e comunidade; Violência e indisciplina na escola; Culturas familiares e culturas escolares.

3. Avaliação Educacional: Avaliação em sala de aula; Avaliação Institucional; Avaliação de sistemas educacionais (avaliação externa); Avaliação de programas educacionais (avaliação de impacto); Avaliação de professores; Avaliação na Educação Infantil; Avaliação no ensino fundamental e médio; Avaliação no ensino superior; Indicadores educacionais. Instrumentos e medidas de avaliações educacionais.

4. Formação, Identidade, Profissão e Condição Docente: Estudos teóricos e metodológicos relacionados à identidade dos professores e às práticas e experiências educativas vivenciadas por ele ao longo da sua trajetória pessoal e profissional. Políticas públicas e condição do trabalho docente nos dias atuais. Os desafios e as perspectivas da profissionalização.

5. Educação Quilombola, do Campo, Indígena e Sustentabilidade: Políticas educacionais, processos formativos e legislação. Educação e escravismo negro e indígena no Brasil. Questão étnico-racial e educação. Reforma agrária, movimentos sociais no campo e educação.

6. Processos Formativos, Práticas e Políticas Educacionais para Público Alvo de Educação Especial: Contempla estudos sobre a formação de professores e práticas educativas e instituições educacionais tendo como foco os processos de ensino aprendizagem, concepções e desenvolvimentos das pessoas público alvo da educação especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação). Abrange estudos sobre afetividade e sexualidade, educação inclusiva, acessibilidade, educação bilíngue para surdos, tecnologias assistivas, família, adaptações curriculares, dentre outros estudos relacionados à temática da educação especial.

7. As Tecnologias, a Formação de Professores, a Sustentabilidade Ambiental: Enfocar os princípios necessários de educação ambiental, e sustentabilidade em especial nas noções sobre natureza, humanidade e sustentabilidade. Formação de profissionais que atuem na educação. Experiências referentes ao uso de tecnologias na área da educação e o papel do professor como agente para as transformações educacionais.

8. Gênero, Diversidade Sexual e Práticas Pedagógicas: Inovações e Repercussões. Práticas pedagógicas e metodologias que envolvam noções de gênero e das sexualidades em contextos educacionais. Análises críticas que tragam questões contemporâneas das políticas públicas em educação nestas temáticas. Vivências nos processos de construção do conhecimento nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

9. Escola, Arte e Comunidade: Alfabetização visual, formação de professores. Educação para a cidadania. Arte/educação contemporânea.

10. Gestão da Educação e Processos Educacionais Sustentáveis: Gestão educacional e o projeto político da escola. História e política das organizações dos sistemas de ensino, considerando as particularidades nacionais e os contextos internacionais. Características da instituição escolar no contexto socioeconômico cultural brasileiro: objetivos, finalidades, organização, recursos humanos e naturais. Gestão do tempo e do espaço na organização da escola face à legislação.

11. Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Economia Solidária: Visão histórica, política e social da educação de jovens e adultos (EJA). Pressupostos teórico-metodológicos e trabalho político pedagógico no cotidiano da EJA. Educação profissional, EJA e contemporâneos. Análise de projetos e experiências educacionais em diálogo com a economia solidária.

 

 

25 a 28 out. 2017 – Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (ICHS) / Centro de Convenções de Mariana
Rua do Seminário s/nº, Centro - Mariana, MG / xisimpoedufop@gmail.com