Identidade, profissão e condição docente:

Estudos teóricos e metodológicos relacionados à identidade dos professores (nos diversos níveis e modalidades) e às práticas e experiências educativas vivenciadas por eles ao longo de sua trajetória pessoal e profissional. Políticas públicas e condições do trabalho docente nos dias atuais. Os desafios e as perspectivas da profissionalização.

Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

As transformações tecnológicas e seus efeitos sobre a formação de professores. A utilização das TICs na formação docente e como instrumento didático no ensino presencial e à distância. Processos de educação com e para as tecnologias da informação e comunicação. Políticas educacionais e inclusão das TICs no ambiente escolar.

Políticas de formação docente inicial e continuada

Políticas públicas de formação de professores, inicial e continuada. Políticas de formação dos professores na America Latina na década de 1990 e seus desdobramentos. Políticas que visam a carreira docente e seus desdobramentos. Reformas educativas na América Latina, do sistema educacional ao processo de reestruturação produtiva. Os organismos internacionais e bilaterais na orientação de políticas de formação de professores na América Latina.

Avaliação educacional

Políticas públicas, formação de professores, financiamento e avaliação. Avaliação e gestão da educação. Avaliações em larga escala, avaliação institucional, avaliação de programas, avaliação de professores (sistemas de bonificação), avaliação do processo de ensino- aprendizagem, instrumentos e medidas de avaliações educacionais. 

Gestão da educação

A gestão educacional e o projeto político na escola. História e política da organização dos sistemas de ensino, considerando as particularidades nacionais e os contextos internacionais. Características da instituição escolar no contexto socioeconômico cultural brasileiro: objetivos, finalidades, organização, recursos humanos e materiais. Gestão do tempo e do espaço na organização da escola face à legislação.

Aprendizagem e prática docente

Processos de aprendizagem, políticas públicas e formação docente. Aprendizagem e diferentes abordagens epistemológicas no contexto pedagógico. Contextos culturais de aprendizagem e educação escolar. Fracasso escolar, dificuldades para aprender e práticas pedagógicas. Sala de aula: processos de aprendizagem e práticas de ensino. Aprendizagem e desenvolvimento como foco do processo pedagógico

Educação quilombola, do campo, indígena, de Jovens e Adultos, Profissional

Políticas públicas, processos formativos e legislação. Questão étnico-racial e educação. Reforma agrária, movimentos sociais, culturais e identitários no campo, dimensões territoriais e processos educativos. Pressupostos teórico-metodológicos e trabalho político pedagógico no cotidiano da EJA. Educação profissional, EJA e desafios contemporâneos.

Educação inclusiva: pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, gênero e sexualidade

Políticas públicas, práticas educacionais e legislação. Análise crítico-reflexiva do processo de inclusão educacional e social. Educação Especial, Educação Inclusiva e formação docente. Deficiência, Necessidades Educacionais Especiais e educação. Comunicação alternativa e tecnologia assistiva. Educação e intersetorialidade. Educação como um dos processos de constituição das identidades de gênero e sexual. Currículo e diferença.

 

 

25 a 28 out. 2017 – Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (ICHS) / Centro de Convenções de Mariana
Rua do Seminário s/nº, Centro - Mariana, MG / xisimpoedufop@gmail.com