27/05/2013

8h: Credenciamento

9h30: Solenidade de Abertura [Teatro Ouro Preto]

Mesa: Representante da Reitoria, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitor de Graduação, Diretor do ICHS, Chefe do Departamento de Educação, Presidente da RUDECOLOMBIA, Diretora da RUDECOLOMBIA, Coordenadora Geral do IX SIMPOED, Presidente do Centro de Investigación Vendimia.

Coordenação: Luciana Crivellari Dulci (UFOP)

10h: Mesa de Abertura

Formação de professores e políticas públicas América Latina: desafios atuais

Participantes

Dalila Andrade de Oliveira (UFMG)

Diana Soto Arango (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)

Coordenação:

Joana Romanowski (PUC-PR)

Maria Cristina V. Flachs (UNC)

 

[Programação Salão Tiradentes]

13h – 14h30: Roda de conversa sobre inclusão com os estudantes da UFOP com necessidades educacionais especiais, seus familiares e demais interessados pelo tema

Coordenação: Marcilene Magalhães da Silva (NEI/UFOP)

 

[Programação Teatro Ouro Preto]

14 h– 15h30: MESA: Políticas de formação de professores na América Latina

Participantes:

Bernardete Angelina Gatti (FCC)

Iria Brzezinski (PUC-GO)

Alvaro Acevedo Tarazona (Universidad Industrial de Santander – Colômbia)

Coordenação: Marcelo Donizete da Silva (UFOP)

15h30-16: Coffee-break

16 – 17h30:  MESA: Políticas públicas de avaliação de professores

Participantes:

Nigel Brooke ( FAE-UFMG)

Vandré Gomes (FCC)

Coordenação:

Daniel Abud Seabra Matos (UFOP)

Jorge Oswaldo Sanchez (Univeersidad de Magdalena – Co)

 

[Parte externa do Centro de Convenções]

18h30min: Programação cultural – Grupo Mambembe (UFOP) – Praça Vila Rica, Centro de Convenções

Espetáculo: Balada para Romeu e Julieta

 

28-05-2013

Mesas simultâneas 8h-10h:

 

[Programação Salão São João Del Rey - Sala 1]

MESA: Juventude e educação profissional 

Participantes:

Elba de Sá Barreto (USP/FCC) 

Celso Ferretti (UNISO)

Coordenação:

Célia Maria Nunes (UFOP)

Alba Nídia Triana Ramirez (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)

 

[Programação Salão São João del Rey - Sala 2] 

MESA: Gestão Educacional 

Participantes:

Carlos Roberto Jamil Cury (PUC-MG) 

Vitor Henrique Paro (FE - USP)

Coordenação: Regina Magna Bonifácia de Araújo (UFOP) 

Celina Trimiño Velásquez (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)

 

[Programação Salão Tiradentes]

MESA: Educação inclusiva: Da Educação Básica ao Ensino Superior

Participantes:

Marcilene Magalhães Silva (UFOP) 

Ricardo A. G. Teixeira (UFG)

Vera Lúcia Vieira (PBH)

Coordenação: Adilson Pereira dos Santos (UFOP) 

Local: Salões Tiradentes e São João Del Rey 

10h: Coffee break

 

[Programação Salão Diamantina]

10:30 – 12:30  - Pôsteres

14h-15h30: Comunicações

 

[Programação Salão Tiradentes] 

Espaços: Salão Tiradentes, Salão São João Del Rey, Auditório Bloco B 

15h30: Coffee break

 

[Programação Salão Tiradentes - Salas 1, 2, 3 e 4/ Salão São João Del Rey - Sala 1 e 2]

16h-18h: Comunicações

 

[Salão Diamantina]

18h: Lançamento de livros

18h30-20h: NEI/UFOP

 

[Programação Salão Tiradentes - Sala 1] 

Oficina 1: Produções sensoriais da desigualdade: as diferenças

Christine Vianna Algarves Magalhães (CAPSi/PMOP) e Gisele Baeta Neves (Núcleo de Pessoas com Necessidades Específicas/ IFMG).

 

[Programação Salão Tiradentes - Sala 2]

Oficina 2: Introdução à LIBRAS

Rosely Lucas (UFOP), Juliano Salomon de Oliveira (APILSEMG/Associação dos Profissionais Tradutores e Intérpretes do Par Linguístico Português-Libras de Minas Gerais)

 

[Programação Salão Tiradentes - Sala 3] 

Oficina 3: O que é deficiência 

Ubiratan Vieira (ICSA/UFOP)

As inscrições para as oficinas poderão ser realizadas com antecedência pelo e-mail inclusãO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou no balcão de recepção durante o Evento.

 

[Programação Salão São João del Rey - Sala 1]

Panel – 1 – Centro Vendimia (18h30 – 20h00)

Panel – Internacionalización del Currículo: Una Mirada Latinoamericana

Participantes:

Dra. Alice Casimiro Lopes  (Brasil – Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Dr. José María García Garduño (Universidad Autónoma Ciudad de México)

Dra. Magnólia Aristizabal  (Colombia – Universidad de Cauca) 

Coordenação: Dra. Liliana del Basto Sabogal (Universidad de Tolima) e 

José Rubens Lima Jardilino (UFOP)

[Programação Salão Tiradentes - Sala 4] 

Painel 2 – Centro de Educação à Distância da UFOP – (18h30-20h)

Políticas Públicas de Alfabetização e Letramento: Contribuições da UFOP ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Coordenação: Gláucia Jorge e Hércules Corrêa (UFOP)

  

[Programação Salão São João del Rey - Sala 2] 

Painel 3 - Centro de Educação à Distância da UFOP – (18h30-20h) 

Políticas Públicas de Formação Continuada: O Programa Nacional Escola de Gestores

Coordenação: Breynner Oliveira e Adriana Tonini (UFOP) 

19h: Programação cultural no Cine Ouro Preto

  

29-05-2013

Mesas simultâneas 8h-10h:

 

[Programação Salão João del Rey - Sala 1]

MESA: Trabalho docente e tecnologias 

Participantes:

Daniel Ribeiro Silva Mill (UFSCAR)

Aracely Forero Romero  (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia) 

Coordenação: Cláudio Lúcio Mendes (UFOP)

William Pacheco (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)

 

[Programação Salão Tiradentes - Sala 1]

MESA: Aprendizagem e prática docente

Participantes: 

Maria Lúcia Castanheira (UFMG)

Elvira Sousa Lima

Coordenação: Marco Antônio Melo Franco (UFOP) 

MESA: Formação de professores: identidade e condição docente

Participantes: 

Joana Romanowski (PUC-PR) 

Marli Eliza D. A. de Andre (PUC-SP) 

Coordenação: 

Margareth Diniz (UFOP)

Armando M. Moya (Universidad de Guadalajara -México)

 

[Programação Salão Tiradentes - Sala 2] 

8h-10h: NEI/UFOP

Oficina: Acessibilidade em museus: trabalhos com acervos de geociências

Gilson Nunes (DEMUL/MCT/UFOP) e Maria Paula Delicio (DEGEO/MCT/UFOP)

As inscrições poderão ser realizadas com antecedência pelo e-mail inclusãO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou no balcão de recepção durante o Evento.

10h: Coffee break

10h 30 – 12h 30:  Comunicações (simpósios)

 

[Programação Salão Tiradentes 1 a 6; Salão São João Del Rey 1 e 2; Auditório B]

14h – 15h 30: Comunicações (simpósios)

 

[Programação Salão Tiradentes Salas de 1 a 5; Salão São João del Rey - Sala 2]

15h30: Coffee-break

 

[Programação Salão São João del Rey]

16h: Mesa de Encerramento:

Políticas Públicas de Formação de Professores na América Latina: Perspectivas 

Participantes: 

Júlio Emílio Diniz Pereira (UFMG)

José Pascual Mora Garcia (Universidad de los Andes-Táchira )

Coordenação:

Liliana Margarita Del Basto Sabogal (Universidad del Tolima)

José Rubens Lima Jardilino (UFOP)

 

VII SEMINÁRIO TALLER VENDIMIA

Programación – Mesas Temáticas, Comunicación de Ponencias y presentación de Posteres

 

27-05-2012 

8h: Inscripciones y pagos

9h30: Solemnidad de Inauguración del evento. 

Mesa: Rectorado, Rectorado de Investigación y Pos-Graduación, Rectorado de Graduacíón, Director del ICHS, Jefe del Departamiento de Educación, Presidente da RUDECOLOMBIA, Directora da RUDECOLOMBIA, Coordenadora General del IX SIMPOED y Presidente del Centro de Investigación Vendimia.

Coordinación General

Doctoras Monica Rahme y Luciana Dulci (UFOP)

10h: Mesa de apertura

Formación de maestros y políticas públicas en América Latina: desafíos actuales

Participantes

Dra. Dalila de Oliveira (Universidad Federal de Minas Gerais – UFMG)

Dra. Diana Soto Arango (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia – UPTC)

Coordinación

Dra. Joana Romanowski (Pontificia Universidad Católica do Paraná PUC-PR)

Maria Cristina Vera- Flachs (Universidad Nacional de Córdoba – UNC)

MESA 1 – (14h00– 15h30)

Políticas de formación de maestros en América Latina

Participantes:

Dra. Bernadete Gatti (Pontificia Universidad Católica de São Paulo –PUC/FCC)

Dra. Iria Brzezinski (Pontificia Universidad Católica de Goiás -PUC/GO)

Dr. Alvaro A Tarazona (Universidad Industrial de Santander /CO)

Coordinación 

Dr. Marcelo Donizete (Universidad Federal de Ouro Preto -UFOP)

Dra. Gabriela Hernandez (Universidad de Nariño, Co)

Coffee-break – refrigério

MESA 2: (16h00 – 17h30)

Políticas públicas de Evaluación

Participantes

Dr. Nigel Brooke ( Universidad Federal de Minas Gerais – UFMG)

Dr. Vandré Gomes (Universidad de São Paulo - USP)

Coordinación

Dr. Daniel Abud Seabra Matos (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP)

Dr. Jorge Oswaldo Sanchez (Univeersidad de Magdalena – Co)

 

28-05-2012 

MESA 3 – (08h00- 10h00)

Juventud y educación profesional

Participantes

Dra. Elba de Sá Barreto (Universidad de São Paulo USP/FCC) 

Dr. Celso Ferretti (Universidad de Sorocaba – UNISO)

Coordinación

Dra. Célia Nunes (Universidad Federal de Ouro Preto UFOP)

Dra. Alba Nídia Triana (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)

MESA 4: Gestión  de la Educación

Participantes

Dr. Carlos A. Jamil Cury (Pontificia Universidad Católica de Minas Gerais PUC-MG)

Vitor Henrique Paro (Universidad de São Paulo – USP)

Coordinación

Dra. Regina M. B. Araujo (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP)

Dra. Celina T. Velásquez (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia -UPTC)

MESA 5: Educación inclusiva: de la educação primária a a educación superior

Participantes

Profa. Marceline Magalhães Teixeira (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP) 

Dr. Ricardo A. G. Teixeira (Universidad Federal de Goiás UFG)

Profa. Vera Lúcia Vieira (Secretaria de Educación – Alcaldía de Belo Horizonte. MG)

Coordinación

Prof. Adilson Pereira (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP)

10h:00 Cofee-break – refrigerio 

presentación de Pôsteres (10h30 – 12h30) 

Coffee-break – refrigerio  (15h30)

Ponencias en los Simposios (Ejes)  (16h00)

Panel – 1 – (18h30 – 20h00) –

Panel - Internacionalización del Currículo: Una Mirada Latinoamericana

Participantes:

Dra. Alice Casimiro Lopes  (Brasil –   Universidad Estadual do Rio de Janeiro)

Dr. José María García Garduño (Universidad Autónoma Ciudad de México)

Dra. Magnólia Aristizabal  (Colombia – Universidad de Cauca)

Coordinación: Dra. Liliana del Basto Sabogal (Universidad de Tolima)

 

29-05-2012

MESA 2 – (08h00- 10h00) 

Trabajo docente y Tecnologias

Participantes

Dr. Daniel Mill (Universidad Federal de São Carlos – UFSCAR)

Dra. Aracelli Forero  (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia – UPTC)

Coordinación 

Dra. Cláudio L. Mendes (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP)

Dr. William Pacheco (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia – UPTC))

 

MESA 6: Aprendizajes y práctica docente

Participantes

Dra. Maria Lucia Castanheira (Universidad Federal de Minas Gerais – UFMG)

Dra Elvira Souza Lima (Universidad de Sao Paulo) 

Coordinación 

Dr. Marco Mello Franco (Universidad Federal de Ouro Preto - UFOP)

MESA 7: Formación de maestros: identidad y condición docente

Participantes

Dra. Joana Romanowski (Pontificia Universidad Católica-PUC-PR)

Dra. Marli A.D. Andre (Pontificia Universidad Católica de São Paulo PUC-SP)

Coordinación

Dra. Margareth Diniz (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP)

Armando M. Moya (Universidad de Guadalajara – México)

Coffee-break – refrigério – (10h00)

Ponencias en los Simposios (Ejes)  (10h 30 – 12h 30)

Ponencias en los Simposios (Ejes) - (14h00 – 15h30)

Coffee-break – refrigério (15h30) 

Mesa de Clausura del IX-SIMPOED – (16h00)

Políticas Públicas de Formación de Maestros en América Latina - Perspectivas

Participantes

Dr. Júlio E.Diniz-Pereira (Universidad Federal de Minas Gerais – UFMG)

José Pascual M. Garcia (Universidad deTátira, Venezuela)

Coordinación 

Dra. Liliana del Basto (Universidad de Tolima, Colombia)

José R. L. Jardilino (Universidad Federal de Ouro Preto – UFOP)

 

30/05/2013

Programación Especial de VII Vendimia

 

Panel 2 – (08h30-9h30)

Panel - Redes Académicas y Internacionalización de la Investigación

Dr. Justo Cuño (Universidad Pablo de Olavid Sevilla España)

Dra. Diana Elvira Soto Arango (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)

Dr. Carlos Bauer (Universidad Nove de Julho – Brasil)

Coordinación: José R. L. Jardilino (Universidad Federal de Ouro Preto-UFOP)

Simposios de los Grupos de Investigación del Centro Vendimia

10h00 – 13h00  – Simposios de los grupos de investigación - Vendimia

15h00 – 16h30 – Simposios de los grupos de investigación – Vendimia 

Simposios Confirmados:

1. La Maestra Rural en Iberoamérica – Grupo HISULA 

Coordinación: Dra. Diana Soto Arango; Dr Justo Cuño; Dr. José Enrique Cortez 

2. Reformas y Movimientos Universitários  (GRupo HIsula/Ilac) 

Coordinación: Dra. Diana Soto Arango; Dr Alvaro Acevedo; Dra. Maria Cristina Vera

3. Políticas y procesos de formación en Educación Viertual  (grupo UBUNTU/UNED)

Coordinación: Profa. Ms. Dignora Inez Páez Giraldo; Prof. Pablo Monevar; Prof. Adelmo Sabogal Padilla

4. Historia y Política da Educación y Formación/profesion docente (Grupos FOPROFI; GEPES; GRUPHIS)

Coordinación: Dr. José Rubens L. Jardilino; Dra Celia Haas; Dr. Carlos Bauer

Conferencia y Clausura del VII Seminário Vendimia (17h00 – 18h30)

Dra. Liliana del Basto Sabogal (Universidade de Tolima)

 

ORGANIZAÇÃO SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL

28-05-2013 – terça-feira – 14h às 15h30min

 

ESPAÇOS

TRABALHOS

Salão Tiradentes 
Sala 1

 

Eixo 8 – Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, gênero e sexualidade:

- A produção de conhecimento em educação especial no contexto da ANPED: uma análise do período de 2002 a 2010 – ElianadoNascimento LibanioMaia,  CleidianedasGraçasBento, Kênia Regina SaraivaGonçalves

- Educação inclusiva: arte/educação, uma estratégia pedagógica – CarlosAlbertoFerreira daSilva; Gislaine deFátima Ferreira daSilva

- Alunos, professores e escola: práticas educativas e inclusão em escolas públicas de Ouro Preto – TatianeFelipeLopes, CarlaMercêsdaRochaJatobáFerreira

- Aprendendo o grupo dos insetos de forma táctil: uma proposta para viabilizar o ensino a alunos cegos e videntes – RaiannaFarhatFantin, JéssicaCunha daSilveira,Marcella JunqueiraGoulart, MarceloDinizMonteiro deBarros

- Escola: um marco no processo da formação sexual e de gênero – Reginaldo Peixoto,MárciodeOliveira,Eliane RoseMaio

Coordenação: Prof. Dr. Francisco Moura

Salão Tiradentes Sala 2

 

Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:

- A contribuição da consciência fonológica, memória de trabalho e velocidade de nomeação na habilidade inicial de leitura – Sandra Puliezi, Maria Regina Maluf

- Ensino de literaturas: reflexões sobre a abordagem do texto literário – Danglei de Castro Pereira, Janeci Raquel Rodrigues Castro Pereira, Glenda Yasmin Souza, Inêz S. Araujo

- O livro didático de alfabetização e seus modos de uso pelos professores – Giane Maria da Silva, Francisca Izabel Pereira Maciel, Maria da Graça Ferreira da Costa Val.

- Questões de leitura no Brasil – Gláucia Beretta, Rosa Maria dos Santos

- Um olhar enunciativo sobre o ensino de sintaxe – Elke Pena

Coordenação: Profa. Dra. Liliane dos Santos Jorge

Salão Tiradentes Sala 3

 

Eixo 5 – Gestão da Educação:

- Uma análise da LDB de 1996 a partir da relação entre família – escola –  Cristina Ferreira Assis

- Estágio Supervisionado de gestão: análise do Projeto Político-Pedagógico de escolas públicas – Elisângela Leal de Oliveira Mercado.

- Gestão Escolar: Formação contínua – Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Fernando Selmar Rocha Fidalgo

- Perspectivas de pesquisa sobre a gestão no Grupo Escolar “Dom Benevides” – Mariana-MG, 1946-1959 – Rosana Areal de Carvalho, Karla Karoline Pereira, Janaína Maria de Souza. 

Coordenação:  Profa. Dra. Luciana Crivellari Dulci

 

 28-05-2013 – terça-feira – 16h às 18h

 

ESPAÇOS TRABALHOS

Salão
Tiradentes
Sala 1

Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente

-  Identidades docentes na UFRRJ: uma narrativa de formação pelos fundamentos da educação
(Priscila Moreira Santos da Silva, Fabrícia Vellasquez Paiva)

- A identidade docente: reflexões e apontamentos sobre a docência em geografia
(Diego Carlos Pereira)

- Identidade e condição docente: quem são os professores formadores em didática?
(Giseli Barreto da Cruz, Luis Paulo Cruz Borges, Jules Marcel de Oliveira, Rosineire Silva de Almeida, Amanda de Jesus Silva)

- Nos interstícios da identidade nacional e cultural: os discursos das professoras da fronteira Brasil-Uruguai
(Regina Célia do Couto)

- Considerações sobre a profissão docente no contexto escolar
(Arlene de Paula Amaral)

Coordenação: Profa. Dra. Marlice de Oliveira e Nogueira

Salão
Tiradentes
Sala 2

Eixo 7 – Educação quilombola, do campo, indígena, de jovens e adultos, profissional:

- Carolina Maria de Jesus: mulher favelada ou militante escritora?
(Bartolina Ramalho Catanante)

- Formação continuada do professor da EJA e a prática docente na perspectiva inclusiva
(Izabel Conceição Nascimento Costa dos Santos, Ângela Cristina dos Santos, Lígia Maria Acácio Alves, Emmanuel Ribeiro Cunha, Maria Josefa de Souza Távora)

- Formação de professores e a implementação da lei 10639/03 no curso de pedagogia da Universidade Federal de Viçosa
(Elenice Rosa Costa, Erisvaldo Pereira dos Santos)

- Formação de professores e Iniciação À Docência nas Classes Multisseriadas: o desafio do Estágio Curricular em Pedagogia
(Terciana Vidal Moura)

- Jovens e a educação profissional: o projeto soldado cidadão
(Hércules Guimarães Honorato, Débora Borges Lima)

- Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no contexto do processo de expansão da educação profissional no Brasil
(Geralda Aparecida de Carvalho Pena)

Coordenação: Profa. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo

Salão
Tiradentes
Sala 3

Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente:

- Professores iniciantes: contribuição de pesquisas brasileiras
(Solange Cardoso,  Célia Maria Fernandes Nunes)

- Dificuldades encontradas por professores no início do exercício da profissão docente
(Daniela Ribeiro Medeiros Batista, Claudio Pinto Nunes)

- Formação do professor reflexivo no contexto do estágio supervisionado: saberes, identidade e profissão (Sebastião Silva Soares, Roberta Gama Brito)

- A identidade e os saberes docentes contribuições ao estágio curricular supervisionado
(Vilmar José Borges)

La práctica en los proyectos curriculares y su significado en la formación del docente para la educación infantil
(
María Esther Tobos Valderrama)

Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Augusto Satto Vilela

Salão
Tiradentes
Sala 4

Eixo 4 – Avaliação educacional:

- Avaliação de políticas públicas e suas implicações na pesquisa educacional brasileira
(Cássia do Carmo Pires Fernandes)

- Avaliação educacional: um processo contínuo de reflexão e diálogo
(Helenise Sangoi Antunes, Ane Carine Meurer, Adriana Monfardini, Angelita Zimmermann)

- Avaliar por portfólio nos anos iniciais do Ensino Fundamental
(Carolina de Castro Nadaf Leal, Helenice Maia)

- O desenho das políticas de avaliação para a alfabetização no Brasil
(Maria Océlia Mota)

Políticas públicas afirmativas: reflexões sobre o desafio das políticas decotas sociais na Universidade Federal de OuroPreto
(Laura Rodrigues Paim Pamplona)

Coordenação: Prof. Dr. Daniel Abud Seabra Matos

Salão
São João
Del Rey

Sala 1

Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:

- A influência de um curso de licenciatura plena em ciências biológicas na (re) formulação das concepções pessoais de discentes acerca da origem da diversidade biológica
(Camila Paiva Oliveira Soares, Luís Fernando Marques Dorvillé)

- Articulando ensino superior e educação básica: uma proposta de formação de professores e melhoria do ensino de física
(Claudia Pereira de Lima, Geneci Cavalcanti Moura de Medeiros)

- Atividades investigatórias e história da matemática em sala de aula: ensinando e aprendendo o teorema de tales
(Marcia Nunes dos Santos, Marger da Conceição Ventura Viana)

- Livros didáticos de Ciências: escolha e utilização por professores da rede pública
(Mariana Cristina Moreira Souza)

- Perfil das professoras que ensinam ciências nas séries iniciais nas Escolas de Mariana
(Sheila Alves de Almeida, Arlinda Campos, Laísa Cesário)

- Sugestões de leitura de textos de divulgação científica por futuros professores de ciências das séries iniciais
(Tatiana Galieta)

Coordenação: Profa. Dra. Liliane dos Santos Jorge

Salão
São João
Del Rey

Sala 2

Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada:

- Formação de Professores de língua Portuguesa e Matemática: Reflexões sobre uma experiência
(Fernanda Rodrigues Alves Costa, Hasla de Paula Pacheco)

- Formação de professores e perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: os cursos de Ciências Biológicas e de Matemática do Ibilce/Unesp
(Julio Cesar Torres, Dianelli Lisboa Caun, Daniele Machado de Castilho, Bruno Alexandre Correia Afonso Lopes, Marco Túlio de Oliveira e Paula)

- O cenário dos cursos de licenciatura em Educação Física a distância no contexto do Sistema Universidade Aberta do Brasil
(Fernanda Cruvinel Pimentel, Fernando Mascarenhas)

- Políticas de Formação de Professores no Brasil nos anos 2000: Desafios e Possibilidades
(Lucia de Fátima Valente)

- Formación para El empreendimiento em La educación superior
(Maria Alicia Agudelo Giraldo)

- O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores no Brasil Apontamentos Iniciais
(Cláudia Mara Niquini)

Coordenação: Profa. Dra. Keila Deslandes

 

 

29-05-2013 – quarta-feira – 10h30min às 12h30min

 

ESPAÇOS

TRABALHOS

Salão Tiradentes Sala 1

 

Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada:

- O (des)preparo do/a professor/a na presença dos/as estudantes com deficiência: os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber – Walquíria Silva Lúcio, Margareth Diniz.

- Políticas públicas de formação de professores: Refletindo sobre o PIBID na formação inicial e contínua – Carla Patrícia Quintanilha Corrêa.

- Uma Proposta de Formação Continuada para Professores da Educação Básica – Paula Almeida de Castro, Morgana Lígia de Farias Freire, Eliane de Moura Silva.

- A importância da formação continuada e a valorização do saber docente – Janaina da Conceição Martins Silva, Mirtes da Piedade Chagas e Souza.

- Discussões acerca da supervisão de ensino e seu papel na formação continuada de professores – Rosaria de Fátima Boldarine, Raquel Lazzari Leite Barbosa.

- Formação de professores em serviço: discutindo as possibilidades do PARFOR-Pedagogia – Simone Barreto Anadon.

Coordenação: Prof. Dr. Marcus Vinicius Fonseca

Salão Tiradentes Sala 2

 

Eixo 7 – Educação quilombola, do campo, indígena, de jovens e adultos, profissional:

- Lei 10.639/03: educação, etnicidade e poder – Tarcísio Glauco da Silva.

- Por uma poética no campo: os desafios da arte-educação no meio rural do Alto Vale Piranga/ MG – Juliana de Conti Macedo

- Tecendo a história: políticas indigenistas brasileiras e educação escolar indígena – Vera Lucia Teixeira Kauss.

- Do gramado a croa do rio: retratos do futebol a partir das vivências dos ribeirinhos da Ilha de Paquetá em Belém do Pará – Vera Solange Pirs Gomes de Sousa, Harysson Daniel.

 - A formação continuada de professores do campo: relatos de experiências docentes – Elizete Oliveira de Andrade.

Coordenação: Prof. Dr. Erisvaldo Pereira dos Santos

Salão Tiradentes Sala 3

 

Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:

- A relação da família com a frequência escolar de estudantes do 6º e do 9º ano de uma escola municipal de Belo Horizonte – Roberta Andrade e Barros

-  Idéia inicial do aluno e elaboração do conceito na atividade educativa da mediação dialético-pedagógica - Maria Eliza Brefere Arnoni

- Mediação, aprendizagem e prática docente. (filosófico) – Edilson Moreira de Oliveira, Humberto Perinelli Neto, Maria Denize Guedes.

- O cotidiano de uma escola pública no estado do Amapa/AP: a educação física e uma professora em questão – Maria da conceição dos Santos Costa

Coordenação: Profa. Dra. Sheila Alves de Almeida

Salão Tiradentes Sala 4

 

Eixo 2 – Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs):

- A Construção do Ser Professor Utilizando Tecnologias Imagéticas – Angélica Fátima Piovesan, Nanci Miyo Mitsumori, Carla Nery Magalhães.

- A Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação do Professor – Rilza Rodrigues Toledo – Sandra Cristina de Medeiros.

- Ensino/Aprendizagem na Perspectiva Hipertextual: Políticas de Formação Docente, Inserção das Tics e a Prática De Multiletramentos – Horácio dos Santos Ribeiro Pires, Maria Otília Moura Gomes Andrade, Pedro Wladimir do Vale Lyra, Eliana Crispim França Luquetti.

- Tecnologias de EaD na Licenciatura em Língua Portuguesa: Autonomia, Interação e Colaboratividade – Andressa Cristina Coutinho Barboza.

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Donizete da Silva

Salão Tiradentes Sala 5

 

Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: 

- A educação e a formação de professores na e para a sociedade da informação – Clarissa Teixeira Kauss 

- Saberes docentes de professores da educação profissional e tecnológica – José Angelo Gariglio, Suzana Lana Burnier, Maria Rita Sales Neto Oliveira,; Maria Aparecida Silva, Silvani dos Santos Valentim 

Las representaciones sociales, del significado de trabajo académico del profesor universitario.Perspectivas de formación – Lillyam López 

 - Trabalho e educação: cidadania negada? – José Antônio Spinelli 

 - Sociologia da educação e teoria da reprodução: Bourdieu e a escola conservadora – Rodrigo Antônio Simões Da Silva Pena 

- Roteiros e configurações de experiências estéticas na formação docente: quando a estética se rebela de uma estática docente – Denise Aquino Alves Martins

Coordenação: Prof. Dr. Daniel Abud Seabra Matos

Salão Tiradentes Sala 6

 

Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada:

- A formação de professores no Brasil e Contribuições da Psicanálise – Margarete Parreira Miranda, Renata Nunes Vasconcelos.

- Conduzindo a conduta: os conteúdos básicos comuns do governo mineiro numa perspectiva foucaultiana Gabriela Pereira da Cunha Lima 

- El docente frente al espejo: De reflejos y malestares em La convivência escolar – Angélica Rodriguez Molano, Magnolia Aristizábal, Alfonso Guzmán Hoyos

- Reflexões sobre os desafios da formação do pedagogo sob a ótica de estudantes de pedagogia – Maria Helena Lino Fernandes, Regina Magna Bonifácio de Araújo, Célia Maria Haas, Helena Machado de Paula Albuquerque.

- Influência da pesquisa na prática docente – Felipe Aguiar, Rosa Maria da Exaltação Coutrim

Coordenação: Prof. Dr. José Rubens Lima Jardilino

São João Del Rey

3

Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: 

- Desenvolvimento profissional docente e formação continuada: um estudo centrado no contexto da escola – Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves, Claudia Macedo Coutinho Freitas 

- Formação continuada em Pós-graduação lato-sensu:  motivações e perspectivas docentes – Renato Sarti Dos Santos   

- Construção de um campo: análise de trabalhos acadêmicos sobre formação docente – Jumara Seraphim Pedruzzi 

- Formação docente: a licenciatura e o futuro professor – Isabella Tymburibá Elian 

- Estratégias de formação do professor universitário entre a memória e a experiência: uma conversa no espiral do tempo – Vânia Alves Martins Chaigar, Lígia Cardoso Carlos

Coordenação: Profa. Dra. Rosa Maria da Exaltação Coutrim

Salão São João Del Rey

 Sala 1

 

Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: 

- As condições de trabalho docente e suas múltiplas implicações – Gláucia Fabri Carneiro Marques 

- Condições de trabalho docente no estado do Rio de Janeiro e a fragmentação do tempo de trabalho: uma matrícula em várias escolas ou adesão ao projeto autonomia? – Amanda Moreira Da Silva 

- Do dispositivo clínico ao dispositivo escolar – Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves 

- Bioexpressão e resiliência do professor: uma análise das possibilidades da ludicidade, da autopercepção e do autocuidado – Lúcia Helena Pena Pereira, Flaviana das Mercês Ribeiro, Suellen Cássia Margoti 

- Aprovação da lei do piso e os planos de carreira do magistério do 1º anel da região metropolitana de Curitiba – Márcia Andreia Grochoska 

- Análise dos embates políticos na trajetória do sindicalismo docente universitário da América Latina na contemporaneidade: 1990-2010 – um estudo de história da educação comparada – Carlos Bauer, Suelen Pontes, Emerson Mathias

Coordenação: Profa. Dra. Margareth Diniz

Salão São João Del Rey

Sala 2

 

Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada:

- A formação de educadores/educadoras na creche: diálogos possíveis e necessários com a universidade – Núbia Schaper Santos, Alice Macário, Iolanda Cotta Parma.

- Programa de formação profissional – Proinfantil: Contribuições para as práticas da educação infantil – Cássia Cristina Barreto Santos, Claudia Vianna de Melo.

- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: contribuições para a formação inicial de professores – Lidiane Moreira Xisto, Bárbara Lima Giardini.

- Programas para a formação inicial de professores no Brasil (2000 – 2010) – Luana de Cássia Martins Rodrigues, Cláudio Lúcio Mendes.

- Reflexão crítica em espaço de colaboração: com a palavra pesquisadores de um grupo de pesquisa e profissionais das creches – Ilka Schapper, Vanessa Almeida Stigert, Marília Dejanira Berberick de Almeida.

- Da Reestruturação produtiva aos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: Uma perspectiva histórica – Valmir Pereira

Coordenação: Prof. Dr. Marco Antonio Torres

 

29-05-2013 – quarta-feira – 14h às 15h30min

 

ESPAÇOS

TRABALHOS

Salão Tiradentes Sala 1

 

Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:

- Sequências didáticas na formação continuada de professores alfabetizadores – Lorena Bischoff Trescastro, Cilene Maria Valente da Silva

- Primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: práticas pedagógicas de nove professoras do interior do estado de São Paulo – Caroline Raniro, Keila Hellen Barbato Marcondes, Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo

- Transformando a formação inicial do professor de Língua Inglesa da escola básica através do PIBID (op) – Malia Spofford Xavier

Tornando-se um Profissional Crítico: Letramento Crítico como Possibilidade para o Fortalecimento de Identidades e Empoderamento de Alunos e Professores – Andrea Machado de Almeida Mattos

Coordenação: Prof. Dr. Marco Antonio Melo Franco

Salão Tiradentes Sala 2

 

Eixo 2 – Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs):

- Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação – a propósito da relação entre ensino de história, história cultural e cinema – Humberto Perinelli Neto, Rodrigo Ribeiro Paziani, Solange Vera Nunes Lima D’Água, Geisinara Fernanda Busquet Dias, Mariana Pires Calijuri.

- Juventudes, relaciones digitales y práctica profesional – Leticia Muñoz Cobeñas.

- Tecnologia Educacional: Conexões Conceituais – Liane Ferreira da Trindade Mariz.

Coordenação: Prof. Dr. Cláudio Lúcio Mendes

Salão Tiradentes Sala 3

 

Eixo 5 – Gestão da Educação:

- Mudanças no papel do Estado, nas Formas de Gestão Pública e nas Políticas Públicas de Educação – Nathalia Gomes.

- Processos de Redemocratização e Descentralização do Estado: Municipalização e Gestão Democrática – Ana Lúcia Lima da Costa.

- Retrospectiva: uma breve reflexão sobre a política educacional brasileira dos anos 1990 – Giovani Barbosa Prado 

Coordenação: Profa. Dra. Luciana Crivellari Dulci

Salão Tiradentes Sala 4

 

Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:

- O fazer em Arte: aproximações e afastamentos entre a prática e o currículo – Bruno Teixeira Paes

- Ação pedagógica para a construção da cultura de paz: narrativas de histórias de vida – Juliana Eugênia Caixeta

- Pesquisas históricas como ferramenta de ensino: a cidade como fonte – Michele Rosado de Lima castro, Hianna Souza Sette

- Reflexões sobre a construção da noção de tempo no ensino de História na Educação Básica – José Petrúcio de Farias Júnior

Coordenação: Profa. Dra. Kassandra da Silva Muniz

Salão Tiradentes Sala 5

 

Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: 

- Professores da EJA na região dos inconfidentes: considerações preliminares sobre o seu perfil – Jéssica Cristina de Carvalho Martins, Angelita Aparecida de Azevedo Freitas, Viviane Wiltemburg Araújo

 - Educação física na EJA: refletindo sobre a formação dos professores – Débora Leonel Peluso, Sílvia Maria Agatti Lüdorf  

- A prática como eixo estruturante da formação de professores de Ciências Biológicas da educação básica e a visão dos licenciandos – Bárbara C. M. Sicardi Nakayama 

- Vida de professores, leitura literária e formação docente – Mônica Correia Baptsta, Amanda Abreu, Célia Abicalil Belmiro, Maria Zélia Versiani Machado, Priscila Maria Caligiorne Cruz 

- O professor na contemporaneidade: excessos retóricos de um “protagonismo” contraditório – Bruna Sola Da Silva Ramos 

Coordenação: Profa. Dra. Juliana Cesário Hamdan

Salão São João Del Rey

Sala 2

 

Eixo 8 – Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, gênero e sexualidade:

- Formar professores para a educação inclusiva: o que revelam os currículos dos cursos de ciências da natureza de uma universidade pública estadual

- Narrativas audiovisuais e juventude: universidade extensão e políticas públicas

- Os cursos de licenciatura e a formação para a inclusão escolar

- A formação docente na perspectiva da educação inclusiva: os desafios encontrados na educação básica

Coordenação: Profa. Dra. Cláudia Braga de Andrade

 

LOCALIZAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE POSTER

 

Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: 

E1.1 – A expansão do ensino superior e o novo perfil docente na UFOP – Juliana Santos da Conceição, Maria Teresa Gonzaga Alves, Célia Maria Fernandes Nunes.

E1.2 – Algumas Compreensões de Educação dos Professores dos anos iniciais – Graziele Correa Amorim.

E1.3 – Articulações/negociações/mediações: processo de produção curricular no entrelugar Educação Infantil-Ensino Fundamental – Rosalva de Cássia Rita Drummond.

E1.4 – Capacitação docente em curso de Medicina: um desafio – Fabiana Alves Nunes Maksud, Adriana Maria de Figueiredo, Maria Cristina Veiga Aranha Nascimento.

E1.5 – Concepções e dinâmicas do Estágio Remunerado sob a ótica da formação, profissionalização e precarização do trabalho docente – Solange da Silva Brito, Bárbara C. M. Sicardi Nakayama.

E1.6 – Das salas de aula à subjetividade docente: o sofrimento psíquico e os efeitos de uma mestria adoecida – Bárbara Oliveira Paulino.

E1.7 – Homens no curso de Pedagogia: as razões do improvável – Flávia Goulart Pereira.

E1.8 – Implicações da construção de modelos didáticos para o processo de formação docente – Jérssica Couto Ferreira.

E1.9 – Novos cursos: novos sujeitos e perfis – Santuza Amorim da Silva, Natalia Coelho de Miranda.

E1.10 – O conceito de TRADICIONAL produzido na aprendizagem de formação do pedagogo em universidades baianas: “A crise na educação” e a Escola das Séries Iniciais no Brasil – Cora Corinta Macedo de Oliveira.

E1.11 – O distanciamento da paideia: a licenciatura em filosofia e a preparação para a docência – Karla Lobato Fonseca, Hugo Neto Silva, Tiago Pinheiro Daré.

E1.12 – O impacto do programa “UFOP com a Escola” na prática docente de Professores da EJA - Natalia Janaína Coelho Gomes, Daiane Ansaloni Mendes, Rosilane Kátia de Oliveira.

E1.13 – O PIBID e a formação de docentes pedagogas/os: relato de uma experiência – Glauco Fernando Silva Santos, Franciele de Oliveira Prestes, Mayara de Castro de Oliveira, Priscila de Carvalho Moraes, Helena Pais Jasiulonis.

E1.14 – O que dizer sobre o currículo? A pesquisa na busca de um livro didático para a graduação - Izabel Cristina do Nascimento Augusto, Cláudio Lúcio Mendes.

E1.15 – Oficina de Documentário e o Ensino de História - Felipe Xavier Neto, Henrique Geovanine, Vanessa Sanches Ramos.

E1.16 – Olhares Sobre a Educação Ambiental nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas no Estado de Minas Gerais – Alice Gomes Antonicci, Solange Cardoso.

E1.17 – Percursos profissionais e cultura professoral: os professores e as políticas dirigidas ao magistério – Libania Xavier, Amanda Moreira da Silva, Arlene de Paula Amaral, Bruno Bahia, Nathalie Ramos Monteiro Sousa.

E1.18 – Ser ou não ser professor da área de ciências em educação básica: eis a questão – Letícia de C. Rodrigues Araújo, Maria Cecília Soares Barbosa.

E1.19 – Um novo modelo de licenciatura: representações sociais de alunos concluintes e ingressantes – Eliane Magalhães da Silva, Alda Judith Alves Mazzotti.

 

Eixo 2 – Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs):

E2.1 – A docência em foco: transformações a partir da prática pedagógica na Educação a Distância – Luciane Penteado Chaquime, Daniel Mill.

E2.2 – As Tecnologias Na Educação E Seu Uso Criador – Náira Fonseca Fois, Isadora Souza Da Silva.

E2.3 – Mediação tecnológica na formação docente: as representações de uma cultura visual através do emprego do recurso tecnológico em práticas pedagógicas -  Darsoni de Oliveira Caligiorne, Eliana Gomes S. Machado, Moacir Gomes de Almeida.

E2.4 – O trabalho do tutor: da formação docente para a presença virtual – Mirtes da Piedade Chagas e Souza, Janaina da Conceição Martins Silva.

E2.5 – Tecnologia e Ação: propostas de intervenção educativas na organização escolar – Rafael Rochê da Silva.

Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada:

E3.1 – A Experiência da Mesa Educacional Alfabeto na Educação de Jovens e Adultos: Um relato do Projeto PIBID/PED-EJA – Karlene de Sousa Bonfim, Cristina Maria de Jesus, Geize Aparecida Firmino.

E3.2 – A importância do PIBID na formação continuada de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – Rachel de Alvarenga Leandro Siqueira, Hellen Carvalho Bastos da Silva, Gilcilea Belo Ferreira Nunes, Munike Taynara Cunha da Silva, Eliana Crispim Franca Luquetti.

E3.3 – Autoria em textos de alunos do Ensino Médio – Luana Noleto, Jessica Pacheco Gomes.

E3.4 – Compreendendo a relação entre Democracia e Educação: o papel da formação de alunos das licenciaturas e do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa – Philippe Drumond Vilas Boas Tavares.

E3.5 – Concepções e Práticas da Formação Continuada dos professores de um Colégio de Educação Básica Federal – Roberta Moore Pamplona, Inês Ferreira de Souza Bragança.

E3.6 – Formação continuada: Possibilidades de êxito e de fracasso – Cláudia de Carvalho Cosmo, Sílvia Ibiraci de Souza Leite.

E3.7 – Formação de professores da Educação Básica em perspectiva comparada: Brasil-Portugal – Nathanael da Cruz e Silva Neto.

E3.8 – Formação de professores: algumas considerações sobre os cursos de licenciatura em uma universidade pública – Tatiana Carvalho Duarte

E3.9 – Importância de conhecer as decisões e políticas educacionais durante a formação inicial dos educadores – Fernanda Cristiane Fernandes, Fabíola Isabela Pegoraro Pinheiro.

E3.10 – Impressos para professores: os significados da materialidade dos materiais de leitura de três programas especiais de formação docente. Há um novo modo de escrita e de leitura para professores? – Karilene Margaret Delgado de Oliveira, Flávia Medeiros Sarti.

E3.11 – O Banco Mundial e sua influência na política educacional brasileira de Formação de Professores – Andressa Maris Rezende Oliveri.

E3.12 – O desenvolvimento das disciplinas práticas na formação de professores das séries iniciais – Débora Borges Lima, Laélia Portela Moreira.

E3.13 – O ensino de história e de geografia no Ensino Fundamental :  reflexões em torno de uma pesquisa envolvendo uma política de formação docente – Humberto Perinelli Neto, Solange  Mariana de Oliveira Brandolezi, Renata E3.14 – Luiza Xavier dos Santos, Patricia Cristina dos Santos, Mariana de Oliveira Brandolezi.

E3.14 – O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física do Ibilce/Unesp – Vitor Magalhães, Leonardo Capobianco Andrade, Giovana Letícia Mosinahti, Jefferson Felipe Candido Perez, Josy Ane Afonso Carraro Gonçales.

E3.15 – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR no estado de Mato Grosso do Sul: Quais os Impactos e os desafios enfrentados na formação dos docentes? – Erivânia Oliveira de Paula, Bartolina Ramalho Catanante.

E3.16 – Reflexão crítica em espaço de colaboração: com a palavra pesquisadores de um grupo de pesquisa e profissionais das creches – Ilka Schapper, Vanessa Almeida Stigert, Alice de Paiva Macário.

 

Eixo 4 – Avaliação educacional: 

E4.1 – A qualidade metonímica nas avaliações padronizadas do município do Rio de Janeiro – Luciane Pelagio Costa de Melo, Raquel Silva Barros.

E4.2 – Avaliações externas de matemática na microrregião de Ubá: estudo comparativo/qualitativo dos dados estatísticos – Cristiane Aparecida Baquim, Carmen de Almeida Martins, Matheus Enrique da Cunha Pimenta Brasiel.

E4.3 – Entendendo as dificuldades dos alunos em provas de Biologia: contribuição para o processo de ensino-aprendizagem – Jéssica Elisa N. Gonçalves, Juliana Cardoso, Ana Cléa Moreira Ayres.

E4.4 – Estudo Comparativo entre a aplicabilidade das habilidades e competências requeridas nos planos de disciplinas x instrumentos internos de avaliação – Judilma Aline Oliveira Silva.

E4.5 – Implicações da avaliação em larga escala na gestão escolar – Adriana Normand Caldeira.

E4.6 – O Programa Escola Integrada na avaliação de bolsistas do curso de Pedagogia – Anna Rachel Gontijo Mazoni, Elias José Lopes de Freitas, Jussara Maria de Pinho Magalhães Penna, Maria José Pereira, Stela Willians de Carvalho.

E4.7 – Qualidade da e na escola: apontamentos de uma pesquisa em construção – Claudia de Souza Lino.

 

Eixo 5 – Gestão da Educação:

E5.1 – Núcleo de Apoio Pedagógico da UFOP: desafios para o desenvolvimento de uma política de gestão pedagógica no ensino superior – Adilson Pereira dos Santos, Hermelinda Gomes Dias.

E5.2 – Uma reflexão sobre o ensino de literatura por meio da música – Letícia Reis de Oliveira, Lucas Lopes, Talita Galvão dos Santos.

Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:

E6.1 – “Música Urbana Gera Gentileza” – Érika Akel Fares, Eduardo Wagner Nunes Chagas, Daniela Silva e Silva, Cristiano Martins Amorim, Bruno Guilherme dos Santos Borda.

E6.2 – A disciplinarização do corpo e sua influência para o processo de ensino-aprendizagem na História – Amanda Renata Rezende, Karla Karoline Pereira.

E6.3 – A formação de leitores por meio da poesia de Manoel de Barros na Escola Municipal Sullivan Silvestre Oliveira, tumune kalivono/criança do futuro – Maria Leda Pinto, Erica Oliveira Silva.

E6.4 – A prática de ensino de “História da África” e dos africanos: uma lacuna a ser preenchida nos currículos acadêmico e escolar – Rafael de Almeida Daltro Bosisio, Newman di Carlo caldeira.

E6.5 – Análise de casos de referenciação em textos dissertativo-argumentativos de alunos participantes de oficinas de redação do PIBID – Renata Borges Fernandes Sousa, Daiana Lombardi de Cuba, Marconi Dos Anjos Prata.

E6.6 – Construindo o hábito da leitura através de projeto – Grayce Kelly Silva Costa, Juliana Aparecida Acácio Ambrósio, Maria Aparecida Ferreira Fontes.

E6.7 – Crônica Literária: uma perspectiva de interação do aluno com o texto literário – Maura Camargo Oliveira, Franciele Barboza Neves, Thays Renata da Silva Dias.

E6.8 – Dificuldades no processo de elaboração do TCC – Débora Leonel Peluso, Dayene Telles Macedo, Sílvia Maria Agatti Lüdorf.

E6.9 – Do riso ao humor como prática pedagógica – João do Carmo Filho

E6.10 – Ensino e Aprendizagem com base no trabalho interdisciplinar e na contextualização do conhecimento – Danielle Volpian Marques, Joseli Maria Piranha.

E6.11 – Formação docente inicial: diagnóstico da realidade escolar e possibilidades de intervenção para um ensino contextualizado e efetivo – Márcia Cristina de Oliveira Figueiredo, Maria Cristina Lobo da Silva, Jussara Cristina de Castro Santos, Isabela de Melo Maia, Izabella Scalabrini Saraiva.

E6.12 – História da matemática: aprendizagem e prática docente nos primeiros anos do ensino fundamental – Anderson Oramisio Santos, Camila Rezende Oliveira, Guilherme Saramago de Oliveira, Olíria Mendes Gimenes.

E6.13 – Inovando Práticas Pedagógicas e Desenvolvendo a Formação Docente Através Do Ensino De Literatura e Língua Inglesa – Evandro Luís Moreira de Souza, Letícia da Silva Ferreira Gabriel, Marianne Nepomuceno, Monyze de Souza Cunha, Tamyres Fernanda Maciel.

E6.14 – Jornada Científica na escola: a pesquisa na formação docente e na educação básica – Renato Sarti dos Santos, Luiz Felipe de Oliveira Cavalcanti, Roberto Martins Costa, Caroline do Carmo, Raíra Pereira Rodrigues.

E6.15 – Literatura e primeira infância – Mônica Correia Baptista, Amanda de Abreu Noronha, Priscila Maria Caligiorne Cruz.

E6.16 – Ludicidade em práticas pedagógicas para o trabalho com o tema Pluralidade Cultural – Ariane Dias Borges, Simone Maria de Lima, Felipe de Araújo de Abreu, Pablo Paolletti Rezende Waldemir da Silva,  Natália Aparecida Morato Fernandes.

E6.17 – Modelos anatômicos e folders como ferramentas para o ensino de Biologia – Nathália Caroline Rosa, Thaiz Santos Souza, Déborah Batista Ramos de Moraes, Luciana Barreto Nascimento.

E6.18 – O desafio da formação docente: laboratório de apoio à ação docente para a educação das relações étnico-raciais e a diversidade sexual e de gênero – Léia Teixeira Lacerda, Toni Salvador Massiaba Jorge, Erica Oliveira da Silva

E6.19 – O desenho como tradutor de sentimentos – Patricia Ramira de Oliveira, Manuelli Kolln.

E6.20 – O Design Thinking como possível ferramenta do processo ensino-aprendizagem: uma análise comparativa aplicada ao Projeto Inovação – Carolina Campos Furtado.

E6.21 – O Ensino de História e o Uso de Novas Metodologias – Alexandre de Oliveira Silva, Elton John da Silva Santiago, Cristiane Kozlowsky Neves, Vanessa Gomes Ramos Sanches, Yan Gabriel Souza de Oliveira.

E6.22 – O Livro Paradidático como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o 9º ano do Ensino Fundamental – Luiza Gabriela de Oliveira.

E6.23 – O lúdico como ferramenta auxiliar no ensino da matemática – Jussileno Souza da Cunha.

E6.24 – O movimento da matemática moderna em Minas Gerais: A geometria dos livros didáticos de autores mineiros – Marger da Conceição Ventura Viana, Pedro Henrique da Silva.

E6.25 – O que as professoras de Biologia aprendem com a experiência do PIBID –Jane Aparecida de Oliveira, Sheila Alves de Almeida.

E6.26 – O que muda quando mudam os nomes: os processos de alfabetização e letramento com crianças no ensino fundamental de nove anos – Rosângela Márcia Magalhães

E6.27 – O sujeito do lugar e o lugar do sujeito: a subjetividade discente no programa ANDIFES de mobilidade acadêmica nacional na UFOP – Raquel Leite Braz.

E6.28 – O trem da ciência: novas possibilidades de abordagem para o ensino de ciências – Gabriela Rosa Ramos, Gabriela de Paula Oliveira, Beatriz Carvalho Almeida, Gilmar Pereira de Souza.

E6.29 – Pluralidade cultural e os ritmos musicais – Eduarda Aguilar Damásio, César Augusto de Almeida, Gerson Ap. Fausto de Oliveira Júnior, Luana Rosa Rodrigues Romão, Ludwig Pereira Jardim.

E6.30 – Pluralidade Cultural: Desafios da aprendizagem interdisciplinar – Eduardo Petrucci, Letícia Alvarenga de Paula, Wilian Dênis da Silva, Letícia Fernandes Guimarães, Rosália Maria Tomaz de Aquino.

E6.31 – Possibilidades da Modelagem em Educação Matemática para sala de aula. – Anderson Luiz Lunardelli, Ana Paula dos Santos Malheiros.

E6.32 – Práticas pedagógicas na Escola Estadual Professor Carlos Henrique Schrader e sua contribuição para as relações étnico-raciais e a diversidade sexual e de gênero – Thaí­s Oliveira Amaro, Maria Lúcia Braz Lopes, Gisele Lunas Rodrigues.

E6.33 – Primatas: evolução, distribuição, características, e as espécies presentes da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, MG. – Priscila do Carmo de Oliveira, Roberto Zampier Lacerda Maximiano, Bruno Garzon Camara, Amanda Caeiro da Silva, Marcelo Diniz Monteiro de Barros.

E6.34 – Primeiro ano do ensino fundamental: desvendando a matemática – Roseli Viola Rodrigues, Gilmar Duarte Ribeiro Bueno, Márcia Tessaro, Karina Fitz

E6.35 – Processos de ensino e aprendizagem na cidade de São Gonçalo: Mais educação na superação do fracasso escolar -  Geni de Oliveira Lima

E6.36 – Projeto de formação continuada de professores iniciantes de educação física – José Angelo Gariglio, Tarcísio Mauro Vago, Andrea Moreno, Meily Asbud Linhales, Gabrielle Batista Dias.

E6.37 – Relação entre os espaços não formais da região de Ouro Preto e Mariana e a sua utilização para o ensino – Ricardo Henrique Souza Panzera, Ingriddy Nathaly Santos Moreira.

E6.38 – Relação pedagógica na atividade educativa: metodologia da mediação dialética M.M.D. – Maria Eliza Brefere Arnoni, Beatriz Stefanie da Silva, Cintia Brandemarte Poletto, Juliane Marigo de Lima, Karen Christina Mendonça de Lima.

E6.39 – Relato de experiência: a produção do jornal escrito como fonte de ensino de diversos gêneros textuais – Adriana Naves Coelho, Camila Souza dos Santos, Heloísa Maria Marques Lessa, Ariane Martins, Lauro Pessato.

E6.40 – Ser professor de História: A importância da fundamentação teórica da prática docente – Rodrigo Davi Almeida

E6.41 – Uma proposta de ensino a partir da diversidade textual: relato de experiência – Alcineia Aparecida Sangalli, Jasmin Elizabeth Bogarin Dure, Sarah Vasconcellos Marques Almeida.

 

Eixo 7 – Educação quilombola, do campo, indígena, de jovens e adultos, profissional:

E7.1 – A infância sob o olhar da criança indígena: dados preliminares da pesquisa – Nathalia Cunha Polese.

E7.2 – A subjetividade docente na construção de uma prática pedagógica afrodescendente – Maria Cristina Rodrigues Gomes.

E7.3 – África no currículo das escolas básicas: livros didáticos e formação docente – Edgleice Santos Pereira de Araújo, Christineide Ferreira Lemos Nakagawa, Felipe Datti Dias, Gislaine Maria Barbosa Antunes.

E7.4 – Cultura afro-brasileira na cidade de Mariana: Pibid/Ped/UFOP em ação – Joice Rocha Maia, Carlos Henrique de Brito Furquim, Maria Helena Rodrigues, Daniel Paulo Silva da Conceição, Joana Coeli Saraiva Câmara.

E7.5 – Diversidade cultural e práticas corporais indígenas no ensino superior – Maria Da Conceição dos Santos Costa, João Pedro Ferreira Belo de Souza, Josiane R. Vilhena do Nascimento.

E7.6 – Escrever para aprender: a experiência do Pibid em turmas da educação de jovens e adultos – Laísa Cesário, Renata Cássia.

E7.7 – Formação de professores e a implementação da Lei 1010639/03 no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa – Elenice Rosa Costa, Erisvaldo Pereira dos Santos.

E7.8 – Mudando a rotina escolar dos alunos da EJA: o projeto Pibid/Ped-EJA no município de Mariana – Mayara Carvalho Martins, Ada Guimarães Ribeiro, Natália Barros Martins, Amanda Pedrosa Barsante.

E7.9 – O processo educativo nas relações étnico-raciais e a diversidade sexual e de gênero desenvolvido na Escola Municipal Sullivan Silvestre Oliveira, Tumune Kalivono/criança do futuro – Cláudia Andrea Ferreira, Cilmara Miranda Camargo, Renato Alves de Souza.

E7.10 – Os alunos e alunas atendidos pela EJA: do conhecimento à construção – Regina Magna Bonifácio de Araújo, Andresa da Silveira Guimarães.

E7.11 – Percurso acadêmico e interculturalidade na formação de educadores indígenas – Maria Regina Lins Brandão Veas, Karla Cunha Pádua

E7.12 – Relações etnicorraciais e identidade em materiais didáticos – Sílvio Márcio Bernardes, Márcia Custódia Pereira, Janaína da Conceição Martins Silva.

E7.13 – Representações sociais de educação do campo para estudantes do curso de licenciatura em educação do campo – Luciane de Souza Diniz, Maria Isabel Antunes Rocha.

E7.14 – Um olhar sobre a experiência de bolsistas em um curso de formação intercultural de educadores indígenas – Emerson Melo, Renata Vieira, Roberta Barros.

E.15 – PIBID, Currículo e Formação Docente: a afrobrasilidade em questão - Kassandra Muniz, Jeferson Júnior da Rocha Ferreira, Aparecida Coelho Anacleto, Izaura Mendes, Maria Carolina da Silva Araújo.

 

Eixo 8 – Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, gênero e sexualidade:

E8.1 – Acessibilidade em museus: primeiros resultados no curso de museologia da UFOP – Gilson Antônio Nunes, Marcilene Magalhães da Silva.

E8.2 – Acessibilidade em museus: a pessoa com deficiência visual - Rochane Emanuelle Alves, João Carlos de Oliveira Tobias, Felipe Numeriano da Silva

E8.3 – Educação física e inclusão: uma experiência pedagógica na relação entre práticas corporais e de lazer na formação de professores em educação física no estado do Pará – Rosani Nazaré Morais de Oliveira.

E8.4 – Núcleos Escolares de Educação em Direitos Humanos: por um diálogo produtivo com a diferença – Joice Oliveira Nunes.

E8.5 – O ensino de LIBRAS como alternativa para o processo de inclusão na rede regular de ensino – Adriane Oliveira Santos Barbosa, Ana Luisa Gediel, Fabiana Miranda, Jessica Fernandes, Apolônia Ferreira

E8.6 – O papel da sala de recursos na produção de recursos didáticos como estratégia de um ensino inclusivo – Andressa da Silva Brito, Ana Paula Costa Borges, Juliana Brandão Costa Bispo, Débora Braga Rocha Eloy, Marina Helena Chaves Silva.

E8.7 – Políticas Públicas de Educação Inclusiva: a cultura surda e o papel do professor – Renata Borges da Silva, Rosália Maria Netto Prados.

E8.8 – Preparação de materiais em braille pelo núcleo de educação inclusiva de uma instituição de ensino superior – Emília Maria França Lima, Nathália de Fátima Moreira.

 

 

25 a 28 out. 2017 – Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (ICHS) / Centro de Convenções de Mariana
Rua do Seminário s/nº, Centro - Mariana, MG / xisimpoedufop@gmail.com