COMUNICAÇÕES ORAIS |
AUTORES |
A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA: A CONSTRUÇÃO DE OFICINAS PARA ABORDAR A SEXUALIDADE EM SALA DE AULA. |
Cristiane Aparecida de Souza |
EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS APÓS A LEI 10.639/2003: ALGUMAS REFLEXÕES |
Elenice Silva Ferreira |
ENFRENTAMENTOS POSSÍVEIS À HOMOFOBIA: ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO |
Marco Antonio Torres |
RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO? |
Franciane Cristina de Menezes |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIDADE DE TEÓFILO OTONI- MG |
Lucineide Nunes Soares |
O CINEMA NA SALA DE AULA: RESGATANDO A DIVERSIDADE CULTURAL |
Marger da Conceição Ventura Viana |
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O ENSINO DA ARQUEOLOGIA E DA PALEONTOLOGIA EM ESCOLAS DE BELO HORIZONTE |
Daniela da Silva Gonçalves |
TEATRO UMA FORMA DE ROMPER AS FRONTEIRAS |
Carlos Alberto Ferreira Silva |
DIAGNÓSTICO DO FENÔMENO BULLYING ENTRE ESCOLARES DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE – MG: DEFINIÇÕES, FORMAS DE MANIFESTAÇÃO E ENVOLVIMENTO. |
Érika Dayane Rodrigues Moreira |
A PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA INCLUSIVA PARA O ENSINO DAS AVES. |
Luísa Mascarenhas Ladeia Dutra |
O DISCURSO DA CIDADANIA NA FORMULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS |
Adenilson Souza Cunha Júnior |
DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: ALGUMAS REFLEXÕES |
Elisabete Cardieri |
PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO NO CINEMA: FEMINILIDADES EM MOVIMENTO |
Patrícia Abel Balestrin |
INTELIGÊNCIA COLETIVA: O NOVO MODELO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DA CIBERCULTURA |
Vanessa Leite Barreto |
NA INTERAÇÃO ORALIDADE E ESCRITA, UMA PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA AS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Silvana Oliveira Biondi |
ESCRITOS E REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL |
Pedro Luiz Teixeira de Camargo |
O ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR E DO EDUCADOR |
Mônica Pondé |
O ENSINO DA LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS E SUA CORRELAÇÃO COM O “BLOCO MÁGICO” FREUDIANO |
Paulo Henrique Araújo |
O TUTOR COMO STREET-LEVEL BUREAUCRAT NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO |
Breynner R. de Oliveira |
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR NO TOCANTINS: A RELEVÂNCIA DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PARA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE SOCIAL |
Marilene Andrade Ferreira Borges |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO MATERIAIS DIDÁTICOS DIVERSIFICADOS |
Lucia da Cruz de Almeida |
ENSINO DE MATEMÁTICA E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: A MATEMÁTICA FORA DOS MUROS DA ESCOLA. |
Leonídia Alves Ferreira |
O TRABALHO COOPERATIVO FACE A INDISCIPLINA NO AMBIENTE ESCOLAR: A REALIDADE, O IDEAL E A MUDANÇA. |
Luciano David Pereira |
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: INTERFACES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E DA GESTÃO DEMOCRÁTICA |
Iza Cristina Prado da Luz |
A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: RUPTURA DO ESPAÇO? |
Vânia Lúcia de Oliveira |
PROFESSORAS DAS CLASSES POPULARES E O REENCONTRO COM A FORMAÇÃO ESCOLAR NO CURSO NORMAL SUPERIOR: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS EM SUAS PRÁTICAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS |
Regina Lúcia Cerqueira Dias |
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO REALIZADO COM ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Rodrigo Itaboray Frade |
COMUNIDADE DE PRÁTICA E TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
Eulália Soares Vieira |
HARMONIA – UMA AVENTURA NO RIO SÃO FRANCISCO |
Bruna Evangelista Rosa |
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS: ENTRAVES E DESAFIOS ATUAIS |
Janaina da Conceição Martins Silva |
ESTRATÉGIAS DOCENTES NA ESCOLA BÁSICA: IMPLICAÇÃO DOS DISCURSOS E CONTRA-DISCURSOS |
Tatiane Kelly Pinto de Carvalho |
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE UM PROJETO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA (MG) |
Roney Polato de Castro |
A RELAÇÃO FAMILIA ESCOLA DE UMA COMUNIDADE RURAL VISTA ATRAVÉS DO OLHAR FOTOGRÁFICO |
Écio Antônio Portes |
PERSPECTIVAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TECNOLOGIA, ACESSO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
Viviane Carvalho de Sousa |
DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACAIS UM OLHAR PARA ALÉM DO ÚNICO. |
Flavio Santiago |
TRAJETÓRIAS DE EDUCADORAS DO MST NO PROJETO “EDUCAÇÃO, CAMPO E CONSCIÊNCIA CIDADÔ |
Aline Aparecida Angelo |
CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE PROCESSOS DE INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DESSE TRABALHO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA |
Ana Carolina Pessoa Brandão |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: ALTERAÇÃO DA REALIDADE? |
Ana Lúcia Pena |
POLÍTICAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES? |
Andréa da Conceição Cândido |
O PAPEL DA AGESPPE – AGÊNCIA DE ESTUDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX |
Bruno Otávio de Lacerda Abrahão |
O PAPEL DA HISTÓRIA AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES (AS) DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE NOVOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
José Peixoto Pereira Filho |
DIVERSIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
Davidson Paulo Azevedo Oliveira |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EAD |
Débora Santos de Andrade Dutra |
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA DIVERSIDADE CULTURAL |
Dirceu Cenem dos Santos |
O PROJETO TRILHAS: CONSTRUINDO UM ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS |
BARÇANTE Carolina Olympio |
DIMENSÕES DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR |
Fábio Machado Ruza |
A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
Fabrício do Nascimento |
DISCUTINDO A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Geovania Lúcia dos Santos |
O DEFICIENTE VISUAL E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS. UM DIÁLOGO ENTRE AS TEORIAS DE VYGOTSKY, SAUSSURE E FREUD SOBRE A LINGUAGEM |
Giovana Mendes Ferroni |
REPRESSÃO: O MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO E A DITADURA MILIAR |
Giovani Barbosa Prado |
O TEATRO NEGRO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO BRASIL |
Jacinto Santana Lima |
AS NARRATIVAS NOS ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR: UMA ANÁLISE PRELIMINAR |
Karoline Silva |
AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS MINEIRAS |
Kátia Pinheiro de Freitas |
BIOEXPRESSÃO E SAÚDE DO PROFESSOR: ALGUMAS REFLEXÕES |
Lucia Helena Pena Pereira |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL JUNTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MST |
Luciana Resende Allain |
A PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA INCLUSIVA PARA O ENSINO DAS AVES.
|
Luísa Mascarenhas Ladeia Dutra |
FOTOGRAFANDO CENAS DOCENTES: UM OLHAR DE DENTRO E DE FORA |
Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende |
DESVELANDO E REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORES |
Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo |
A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA |
Maria Efigênia de Souza-Lima |
“CAMINHOS DA HISTÓRIA”: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA |
Maria Gabriela Souza de Oliveira |
CRIANÇAS E BIBLIOTECA: A ESCOLHA DE SEUS LIVROS E A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DA LEITURA. |
Mariana Zanchetta Otaviano |
DA ESPECIFICIDADE A AUTONOMIA: ENTRE O PASSADO CIVILIZATÓRIO À CONQUISTA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA |
Michele Tidisco Padovani |
O MOVIMENTO DAS CRIANÇAS DIANTE DA DIFERENÇA |
Mônica Maria Farid Rahme |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS |
Neli Gonçalves de Souza |
AS REDES SOCIAIS NAS ATIVIDADES CURRICULARES DA ESCOLA. |
Neomar Lacerda da Silva |
TÍTULO: “BULE” OU “BULLYING”? O QUE SABEM OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA? |
Raquel Aparecida Moreira |
AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM MINAS GERAIS: QUAL ESTRATÉGIA PARA QUAL FORMAÇÃO? |
Rita Alice de Carvalho Lopes |
ENSINO DE ARTE E FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES DO USO DA PUBLICIDADE IMPRESSA EM SALA DE AULA |
Rodrigo Cristiano Alves |
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE CACHOEIRA DO CAMPO ACERCA DE SEUS ALUNOS, DA MATEMÁTICA E DE SEU ENSINO E APRENDIZAGEM |
Simone Nazaré Ribeiro Bretas |
O CONGADO NA SALA DE AULA:POR UMA ABORDAGEM COMPREENSIVA |
Sueli do Carmo Oliveira |
A CONSTRUÇÃO MATEMÁTICA MEDIADA PELO USO DE MATERIAL CONCRETO |
Ana Cristina Pinheiro Fernandes |
O PROCESSO FORMATIVO DOCENTE: CAMINHOS E POSSIBILIDADES. |
Bruno Moreti Testi |
SOCIOLOGIA DA EXPERIÊNCIA, PESQUISA QUALITATIVA E GRUPOS FOCAIS: UM DIÁLOGO TEÓRICO-METODOLÓGICO |
Mariza Conceição Grassano Lattari |
NOVAS TECNOLOGIAS E TRABALHO DOCENTE: O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO |
Tiago Pires |
FAMÍLIAS NEGRAS, MESTIÇAS E BRANCAS: DISCUSSÕES ACERCA DAS PRÁTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO EMPREENDIDAS PELAS FAMÍLIAS DO POVOADO DE GOIABEIRAS |
Alexandra Resende Campos |
PROJOVEM URBANO: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE VIÇOSA/ MG |
Elenice Rosa Costa |
A EJA E O PRONERA NAS ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA DA REGIÃO NOROESTE DE MINAS |
Ana Lucia Ferreira Faria |
PRÁTICAS DE ENSINO, ESTÁGIO DE LICENCIATURA E O PROJETO PIBID: OS PRIMEIROS PASSOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA. |
Renato de Souza Alves |
ESTUDOS DE ATITUDES RACIAIS E EDUCAÇÃO:UM OLHAR SOBRE A OBRA DE VIRGÍNIA LEONE BICUDO |
Janaína Damaceno Gomes |
DIVERSIDADE ETNICORRACIAL, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Benedito G. Eugênio
|
TENSÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
Luana de Cássia Martins Rodrigues |
ESTADO LAICO E EDUCAÇÃO: O LUGAR DA CIDADANIA E DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NAS ESCOLAS |
José Américo Martins Júnior |
DISCURSOS E PRÁTICAS: AS RELAÇÕES DE GÊNERO EM UMA ESCOLA PÚBLICA |
Joice Oliveira Nunes |
PROGRAMA DE ESTÍMULO À DOCENCIA NA UFOP: UM BREVE RELATO DO SUBPROJETO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
Maria Cristina Rosa |
EXPERIÊNCIAS DOCENTES ENTRE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS: REFLEXÕES SOBRE O USO DAS NOVAS MÍDIAS NO ESPAÇO ESCOLAR. |
Ana Miriam Carneiro Rodriguez |
MÚSICA E EDUCAÇÃO VOCAL: A VOZ NA PROFISSÃO DOCENTE |
Andréa Albuquerque Adour da Câmara |
COMPORTAMENTOS PERTURBADORES EM MEIO ESCOLAR: AS ESCOLAS PÚBLICAS DE MINAS GERAIS E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA |
Mariana Silva Santos |
O CINEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE |
Thiago Augusto Machado Lopes da Silva |
HABILIDADES COGNITIVAS SEMIÓTICAS VERBAIS BASILARES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: ESTUDO DE DESEMPENHO |
José Antônio de Oliveira Júnior |
POSSIBILIDADES E PERCALÇOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-EAD: UMA EXPERIÊNCIA DA UFOP NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
|
Lealce Mendes |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERFIL E PERCEPÇÕES DISCENTES |
José Rubens Lima Jardilino |
O PIBID FORMANDO PROFESSORAS PESQUISADORAS: A VIVÊNCIA DA EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS |
Leila Cristina Moraes |