Tema 1: Educação e relações étnico-raciais
Formação de professores/as e a educação das relações étnico/raciais;
Experiências pedagógicas para superação das desigualdades étnicas e raciais no Brasil;
Aspectos históricos da educação de índios e negros no Brasil;
Políticas Públicas e as relações étnico/raciais;
Ações afirmativas e educação no Brasil;
Raça e etnia como componente das desigualdades educacionais.
Tema 2: Direitos Humanos e Violência
Análises sobre as relações de violência e a formação dos sujeitos em contextos formais;
não formais e informais de educação focando temáticas socioeconômicas, étnico racial, e /ou de sexualidade;
Políticas de direitos humanos e formação de professores.
Tema 3: Educação a distância e formação para a diversidade
A proposta da educação a distância (EaD);
Questões metodológicas e políticas para toda a educação;
Debates teóricos, políticos e metodológicos da EaD, bem como sua relação com a educação presencial;
A relação da EaD para a formação da diversidade.
Tema 4: Gênero, educação e sexualidade
Educação como um dos processos de constituição das identidades de gênero e sexual;
Concepção ampliada do ato educativo na constituição das feminilidades e masculinidades;
Compreensão dos inúmeros artefatos educativos na formação do sujeito.
Tema 5: A condição docente: Saúde mental e Síndrome de Burnout
Relação dos fatores psicossociais com a saúde mental no trabalho docente;
Variáveis psicossociais moderadoras e mediadoras da saúde mental no trabalho docente;
O trabalho do/da professor/a e a saúde mental na educação;
Transtornos psíquicos que afetam os profissionais da educação;
Estratégias para a prevenção e promoção da saúde mental dos profissionais da educação;
Estresse e Síndrome de Burnout nos profissionais de educação.
Tema 6: Educação de Jovens e Adultos e formação docente
Visão histórica, política e social da educação de jovens e adultos (EJA) no contexto da educação popular;
Os sujeitos das políticas públicas de EJA;
O trabalho político pedagógico no cotidiano da EJA;
A educação de jovens e adultos na política nacional da educação;
Pressupostos teórico- metodológicos da educação de jovens e adultos;
Análise da educação de jovens e adultos como instrumento de inclusão social.
Tema 7: Pessoas com deficiência
Conhecimento e compreensão dos aspectos significativos que envolvem o nascimento e o desenvolvimento;
da pessoa com deficiência, e análise reflexiva sobre seu processo de inclusão educacional e social;
As metas da Política Nacional para a educação da pessoa com deficiência;
O processo de inclusão dos alunos com deficiência no ensino comum;
Deficiências sensoriais: visão, audição;
Deficiências físicas: lesões de membros superiores e inferiores, disfunção neuromotora, distrofias;
Deficiência mental: Síndrome de Down e outras;
Condutas típicas: autismo, psicose, neuroses graves, hiperatividade.
Tema 8: Educação do Campo
Formação de Educadores para ministrar aulas nas diferentes etapas e modalidades da educação;
básica junto à população que trabalha e vive na área rural;
Política de escolarização dos povos do campo, licenciatura no campo;
Reforma Agrária. Movimentos sociais no campo.
Tema 9: Educação Indígena
A situação dos povos indígenas: a afirmação de identidades;
Escolas indígenas: formação humana, cultura e educação;
Um olhar sobre os conflitos e possibilidades do cotidiano escolar para a inclusão dos povos indígenas.
Tema 10: Formação Docente e outras interfaces