COMUNICAÇÕES ORAIS

AUTORES

A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA: A CONSTRUÇÃO DE OFICINAS PARA ABORDAR A SEXUALIDADE EM SALA DE AULA.

Cristiane Aparecida de Souza
Marcelo Diniz Monteiro de Barros

EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS APÓS A LEI 10.639/2003: ALGUMAS REFLEXÕES

Elenice Silva Ferreira

ENFRENTAMENTOS POSSÍVEIS À HOMOFOBIA: ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO

Marco Antonio Torres

RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO?

Franciane Cristina de Menezes
Ricardo de Sousa Janoário

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIDADE DE TEÓFILO OTONI- MG

Lucineide Nunes Soares

O CINEMA NA SALA DE AULA: RESGATANDO A DIVERSIDADE CULTURAL

Marger da Conceição Ventura Viana
Milton Rosa
Daniel Clark Orey

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O ENSINO DA ARQUEOLOGIA E DA PALEONTOLOGIA EM ESCOLAS DE BELO HORIZONTE

Daniela da Silva Gonçalves
Renata Figueiredo Haddad
Geraldo Geraldo Tadeu Rezende Silveira

TEATRO UMA FORMA DE ROMPER AS FRONTEIRAS

Carlos Alberto Ferreira Silva

DIAGNÓSTICO DO FENÔMENO BULLYING ENTRE ESCOLARES DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE – MG: DEFINIÇÕES, FORMAS DE MANIFESTAÇÃO E ENVOLVIMENTO.

Érika Dayane Rodrigues Moreira
Marcelo Diniz Monteiro de Barros

A PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA INCLUSIVA PARA O ENSINO DAS AVES.

Luísa Mascarenhas Ladeia Dutra
Bárbara Gomes Vieira Alves
Natália Luiza de Souza Alves
Nayara Lima Talim
Suelen Queiroz Diniz
Marcelo Diniz Monteiro de Barros

O DISCURSO DA CIDADANIA NA FORMULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS

Adenilson Souza Cunha Júnior
Neomar Lacerda da Silva
Silvana Oliveira Biondi

DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: ALGUMAS REFLEXÕES

Elisabete Cardieri

PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO NO CINEMA:  FEMINILIDADES EM MOVIMENTO

Patrícia Abel Balestrin

INTELIGÊNCIA COLETIVA: O NOVO MODELO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DA CIBERCULTURA

Vanessa Leite Barreto

NA INTERAÇÃO ORALIDADE E ESCRITA, UMA PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA AS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Silvana Oliveira Biondi
Adenilson Souza Cunha Júnior.

ESCRITOS E REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL

Pedro Luiz Teixeira de Camargo

O ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR E DO EDUCADOR

Mônica Pondé

O ENSINO DA LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS E SUA CORRELAÇÃO COM O “BLOCO MÁGICO” FREUDIANO

Paulo Henrique Araújo

O TUTOR COMO STREET-LEVEL BUREAUCRAT NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Breynner R. de Oliveira
Ricardo A. da Costa

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR NO TOCANTINS: A RELEVÂNCIA DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PARA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE SOCIAL

Marilene Andrade Ferreira Borges
José Lauro Martins
Valdirene Gomes dos Santos de Jesus

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO MATERIAIS DIDÁTICOS DIVERSIFICADOS

Lucia da Cruz de Almeida
Geisa Maria da Silva Nascimento
Karla Silene Oliveira Marinho
Leandro Santos de Assis

ENSINO DE MATEMÁTICA E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: A MATEMÁTICA FORA DOS MUROS DA ESCOLA.

Leonídia Alves Ferreira
Francisco Moura

O TRABALHO COOPERATIVO FACE A INDISCIPLINA NO AMBIENTE ESCOLAR: A REALIDADE, O IDEAL E A MUDANÇA.

Luciano David Pereira
Francisco A. Moura

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: INTERFACES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Iza Cristina Prado da Luz

A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: RUPTURA DO ESPAÇO?

Vânia Lúcia de Oliveira
Denílson de Almeida Freitas

 PROFESSORAS DAS CLASSES POPULARES E O REENCONTRO COM A FORMAÇÃO ESCOLAR NO CURSO NORMAL SUPERIOR: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS EM SUAS PRÁTICAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS

Regina Lúcia Cerqueira Dias

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO REALIZADO COM ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Rodrigo Itaboray Frade

COMUNIDADE DE PRÁTICA E TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Eulália Soares Vieira
José Carlos Bernardino Carvalho Morgado

HARMONIA – UMA AVENTURA NO RIO SÃO FRANCISCO

Bruna Evangelista Rosa
Marina Rainho Pinto
Henrique de Castro Silva

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS: ENTRAVES E DESAFIOS ATUAIS

Janaina da Conceição Martins Silva
Márcia Custódia Pereira

ESTRATÉGIAS DOCENTES NA ESCOLA BÁSICA: IMPLICAÇÃO DOS DISCURSOS E CONTRA-DISCURSOS

Tatiane Kelly Pinto de Carvalho
Santuza Amorim da Silva

GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE UM PROJETO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA (MG)

Roney Polato de Castro

A RELAÇÃO FAMILIA ESCOLA DE UMA  COMUNIDADE RURAL VISTA ATRAVÉS DO OLHAR FOTOGRÁFICO

Écio Antônio Portes
Kamila Amorim

PERSPECTIVAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TECNOLOGIA, ACESSO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Viviane Carvalho de Sousa
Leonardo Gomes de Sousa
Carlos Alberto Dias
Maria Celeste Reis Fernandes de Souza

DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACAIS UM OLHAR PARA ALÉM DO ÚNICO.

Flavio Santiago

TRAJETÓRIAS DE EDUCADORAS DO MST NO PROJETO “EDUCAÇÃO, CAMPO E CONSCIÊNCIA CIDADÔ

Aline Aparecida Angelo
Marisa Barletto
Lourdes Helena da Silva

CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE PROCESSOS DE INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DESSE TRABALHO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Ana Carolina Pessoa Brandão
Alvanize Valente Fernandes Ferenc

APRENDIZAGEM COLABORATIVA: ALTERAÇÃO DA REALIDADE?

Ana Lúcia Pena

POLÍTICAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?

Andréa da Conceição Cândido
Cássia do Carmo Pires Fernandes

O PAPEL DA AGESPPE – AGÊNCIA DE ESTUDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX

Bruno Otávio de Lacerda Abrahão
Marlice de Oliveira e Nogueira
Reginaldo Leandro Plácido
André Maia Schetino
Karen Paglia
Guilherme Augusto Soares de Castro
Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Denilson Diniz Pereira
Fernando Carvalho Lopes
Graciete Maria de Oliveira
Rodrigo Itaboray Frade
Aline Nunes Carneiro

O PAPEL DA HISTÓRIA AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES (AS) DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE NOVOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES

José Peixoto Pereira Filho
Carolina Rezende de Souza

DIVERSIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Davidson Paulo Azevedo Oliveira
Milton Rosa
Marger Ventura Vianna

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EAD

Débora Santos de Andrade Dutra
Marger da Conceição Ventura Viana

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA DIVERSIDADE CULTURAL

Dirceu Cenem dos Santos
Francisco A. Moura

O PROJETO TRILHAS: CONSTRUINDO UM ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS

BARÇANTE Carolina Olympio
ASTANI, Karine Marliza
CARVALHO Pollyanna Mara de Souza
RIBEIRO, Lidiane Costa
SANTOS, Fernanda Costa dos
SANTOS, Marlon Guilherme Nunes
SANTOS, Mayara Paraguai
SILVA, Fábio Augusto Rodrigues

DIMENSÕES DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR

Fábio Machado Ruza
Santuza Amorim da Silva

A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Fabrício do Nascimento

DISCUTINDO A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Geovania Lúcia dos Santos
Carlos Tadeu Siepierski

O DEFICIENTE VISUAL E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS. UM DIÁLOGO ENTRE AS TEORIAS DE VYGOTSKY, SAUSSURE E FREUD SOBRE A LINGUAGEM

Giovana Mendes Ferroni
Francisco de Assis Moura

REPRESSÃO: O MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO E A DITADURA MILIAR

Giovani Barbosa Prado
Rosa Maria da Exaltação Coutrim
Arthur Dias Soares Ramalho

O TEATRO NEGRO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO BRASIL

Jacinto Santana Lima
Cláudia Guimarães Ladeira

AS NARRATIVAS NOS ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR: UMA ANÁLISE PRELIMINAR

Karoline Silva
Célia Nunes

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE  PROFESSORES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS MINEIRAS

Kátia Pinheiro de Freitas
Alvanize Valente Fernandes Ferenc
Heloisa Raimunda Herneck

BIOEXPRESSÃO E SAÚDE DO PROFESSOR: ALGUMAS REFLEXÕES

Lucia Helena Pena Pereira
Cíntia Lúcia de Lima

CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL JUNTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MST

Luciana Resende Allain
Luiz Carlos Felizardo Junior
Giovana Carine Leite

A PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA INCLUSIVA PARA O ENSINO DAS AVES.

 

Luísa Mascarenhas Ladeia Dutra
Bárbara Gomes Vieira Alves
Natália Luiza de Souza Alves
Nayara Lima Talim
Suelen Queiroz Diniz
Marcelo Diniz Monteiro de Barros

FOTOGRAFANDO CENAS DOCENTES: UM OLHAR DE DENTRO E DE FORA

Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

DESVELANDO E REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORES

Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo
Jacks Richard de Paulo

 A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Maria Efigênia de Souza-Lima
Júlio Flávio F. Fernandes

“CAMINHOS DA HISTÓRIA”: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Maria Gabriela Souza de Oliveira
Marcella de Sá Brandão
Leandro Amauri Vieira Ribeiro

CRIANÇAS E BIBLIOTECA: A ESCOLHA DE SEUS LIVROS E A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DA LEITURA.

Mariana Zanchetta Otaviano

DA ESPECIFICIDADE A AUTONOMIA: ENTRE O PASSADO CIVILIZATÓRIO À CONQUISTA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA

Michele Tidisco Padovani
Nathanael Grossi Moreira
Joana D'arc Germano

O MOVIMENTO DAS CRIANÇAS DIANTE DA DIFERENÇA

Mônica Maria Farid Rahme

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES PARA  EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS

Neli Gonçalves de Souza

AS REDES SOCIAIS NAS ATIVIDADES CURRICULARES DA ESCOLA.

Neomar Lacerda da Silva
Wagner Ribeiro Aguiar
Adenilson Souza Cunha Júnior

TÍTULO: “BULE” OU “BULLYING”? O QUE SABEM OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA?

Raquel Aparecida Moreira
Tália Costa de Sena

AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM MINAS GERAIS: QUAL ESTRATÉGIA PARA QUAL FORMAÇÃO?

Rita Alice de Carvalho Lopes
Heloísa Raimunda Herneck

ENSINO DE ARTE E FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES DO USO DA PUBLICIDADE IMPRESSA EM SALA DE AULA

Rodrigo Cristiano Alves

A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE CACHOEIRA DO CAMPO ACERCA DE SEUS ALUNOS, DA MATEMÁTICA E DE SEU ENSINO E APRENDIZAGEM

Simone Nazaré Ribeiro Bretas
Ana Cristina Ferreira

O CONGADO NA SALA DE AULA:POR UMA ABORDAGEM COMPREENSIVA

Sueli do Carmo Oliveira

A CONSTRUÇÃO MATEMÁTICA MEDIADA PELO USO DE MATERIAL CONCRETO

Ana Cristina Pinheiro Fernandes
Francisco Moura

O PROCESSO FORMATIVO DOCENTE: CAMINHOS E POSSIBILIDADES.

Bruno Moreti Testi
Glícia Salviano Gripp

SOCIOLOGIA DA EXPERIÊNCIA, PESQUISA QUALITATIVA E GRUPOS FOCAIS: UM DIÁLOGO TEÓRICO-METODOLÓGICO

Mariza Conceição Grassano Lattari

NOVAS TECNOLOGIAS E TRABALHO DOCENTE: O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO

Tiago Pires

FAMÍLIAS NEGRAS, MESTIÇAS E BRANCAS: DISCUSSÕES ACERCA DAS PRÁTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO EMPREENDIDAS PELAS FAMÍLIAS DO POVOADO DE GOIABEIRAS

Alexandra Resende Campos

PROJOVEM URBANO: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE VIÇOSA/ MG

Elenice Rosa Costa
Ana Lucia Ferreira Faria

A EJA E O PRONERA NAS ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA DA REGIÃO NOROESTE DE MINAS

Ana Lucia Ferreira Faria
Elenice Rosa Costa
Dileno Dustan Lucas Souza

PRÁTICAS DE ENSINO, ESTÁGIO DE LICENCIATURA E O PROJETO PIBID: OS PRIMEIROS PASSOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA.

Renato de Souza Alves
Marcella de Sá Brandão

ESTUDOS DE ATITUDES RACIAIS E EDUCAÇÃO:UM OLHAR SOBRE A OBRA DE VIRGÍNIA LEONE BICUDO

Janaína Damaceno Gomes

DIVERSIDADE ETNICORRACIAL, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Benedito G. Eugênio

 

TENSÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Luana de Cássia Martins Rodrigues

ESTADO LAICO E EDUCAÇÃO: O LUGAR DA CIDADANIA E DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NAS ESCOLAS

José Américo Martins Júnior

DISCURSOS E PRÁTICAS: AS RELAÇÕES DE GÊNERO EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Joice Oliveira Nunes

PROGRAMA DE ESTÍMULO À DOCENCIA NA UFOP: UM BREVE RELATO DO SUBPROJETO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Maria Cristina Rosa
Laura Fernanda Rodrigues da Rocha

EXPERIÊNCIAS DOCENTES ENTRE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS: REFLEXÕES SOBRE O USO DAS NOVAS MÍDIAS NO ESPAÇO ESCOLAR.

Ana Miriam Carneiro Rodriguez
Bruna Fontes Ferraz
Diego Guedes
Indaiá Cristino de Paula
Jéssica Andreza da Silva Santos
Nara Rúbia de Carvalho Cunha

MÚSICA E EDUCAÇÃO VOCAL: A VOZ NA PROFISSÃO DOCENTE

Andréa Albuquerque Adour da Câmara
Breno Henrique Matias
Máximo Martins
Roger Willian Silva

COMPORTAMENTOS PERTURBADORES EM MEIO ESCOLAR: AS ESCOLAS PÚBLICAS DE MINAS GERAIS E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

Mariana Silva Santos
Luciano Campos da Silva

O CINEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE

Thiago Augusto Machado Lopes da Silva
Margareth Diniz

HABILIDADES COGNITIVAS SEMIÓTICAS VERBAIS BASILARES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: ESTUDO DE DESEMPENHO

José Antônio de Oliveira Júnior
Nathália Luiz de Freitas
Fernanda de Oliveira Ferreira

POSSIBILIDADES E PERCALÇOS DA  EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-EAD: UMA EXPERIÊNCIA DA UFOP NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

 

Lealce Mendes
Margareth Diniz

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERFIL E PERCEPÇÕES DISCENTES

José Rubens Lima Jardilino
Eduarda Gimenes Corrêa

O PIBID FORMANDO PROFESSORAS PESQUISADORAS: A VIVÊNCIA DA EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS

Leila Cristina Moraes
Jacqueline Machado Ramos Mol
Nirlene Garlope Moura
Marla Carolina Souza Pinto

25 a 28 out. 2017 – Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (ICHS) / Centro de Convenções de Mariana
Rua do Seminário s/nº, Centro - Mariana, MG / xisimpoedufop@gmail.com