Tema 1: Educação e relações étnico-raciais

Formação de professores/as e a educação das relações étnico/raciais;

Experiências pedagógicas para superação das desigualdades étnicas e raciais no Brasil;

Aspectos históricos da educação de índios e negros no Brasil;

Políticas Públicas e as relações étnico/raciais;

Ações afirmativas e educação no Brasil;

Raça e etnia como componente das desigualdades educacionais.

Tema 2: Direitos Humanos e Violência

Análises sobre as relações de violência e a formação dos sujeitos em contextos formais;

não formais e informais de educação focando temáticas socioeconômicas, étnico racial, e /ou de sexualidade;

Políticas de direitos humanos e formação de professores.

Tema 3: Educação a distância e formação para a diversidade

A proposta da educação a distância (EaD);

Questões metodológicas e políticas para toda a educação;

Debates teóricos, políticos e metodológicos da EaD, bem como sua relação com a educação presencial;

A relação da EaD para a formação da diversidade.

Tema 4: Gênero, educação e sexualidade

Educação como um dos processos de constituição das identidades de gênero e sexual;

Concepção ampliada do ato educativo na constituição das feminilidades e masculinidades;

Compreensão dos inúmeros artefatos educativos na formação do sujeito.

Tema 5: A condição docente: Saúde mental e Síndrome de Burnout

Relação dos fatores psicossociais com a saúde mental no trabalho docente;

Variáveis psicossociais moderadoras e mediadoras da saúde mental no trabalho docente;

O trabalho do/da professor/a e a saúde mental na educação;

Transtornos psíquicos que afetam os profissionais da educação;

Estratégias para a prevenção e promoção da saúde mental dos profissionais da educação;

Estresse e Síndrome de Burnout nos profissionais de educação.

Tema 6: Educação de Jovens e Adultos e formação docente

Visão histórica, política e social da educação de jovens e adultos (EJA) no contexto da educação popular;

Os sujeitos das políticas públicas de EJA;

O trabalho político pedagógico no cotidiano da EJA;

A educação de jovens e adultos na política nacional da educação;

Pressupostos teórico- metodológicos da educação de jovens e adultos;

Análise da educação de jovens e adultos como instrumento de inclusão social. 

Tema 7: Pessoas com deficiência

Conhecimento e compreensão dos aspectos significativos que envolvem o nascimento e o desenvolvimento;

da pessoa com deficiência, e análise reflexiva sobre seu processo de inclusão educacional e social;

As metas da Política Nacional para a educação da pessoa com deficiência;

O processo de inclusão dos alunos com deficiência no ensino comum;

Deficiências sensoriais: visão, audição;

Deficiências físicas: lesões de membros superiores e inferiores, disfunção neuromotora, distrofias;

Deficiência mental: Síndrome de Down e outras;

Condutas típicas: autismo, psicose, neuroses graves, hiperatividade.

Tema 8: Educação do Campo

Formação de Educadores para ministrar aulas nas diferentes etapas e modalidades da educação;

básica junto à população que trabalha e vive na área rural;

Política de escolarização dos povos do campo, licenciatura no campo;

Reforma Agrária. Movimentos sociais no campo.

Tema 9: Educação Indígena

A situação dos povos indígenas: a afirmação de identidades;

Escolas indígenas: formação humana, cultura e educação;

Um olhar sobre os conflitos e possibilidades do cotidiano escolar para a inclusão dos povos indígenas.

 

Tema 10: Formação Docente e outras interfaces

 

 

25 a 28 out. 2017 – Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (ICHS) / Centro de Convenções de Mariana
Rua do Seminário s/nº, Centro - Mariana, MG / xisimpoedufop@gmail.com